
Jorge Paulo Lemann: O Bilionário Brasileiro por trás da AB Inbev
Aos 70 anos de idade ainda procura novos desafios em diversos setores
Nascido no Rio de Janeiro, em 1939, formado na renomada Universidade de Harvard, Lemann costuma ser chamado de banqueiro pelo mercado financeiro, por causa do começo da carreira – na década de 70, ele estagiou no Credit Suisse e, logo depois, fundou seu próprio banco, o Garantia.
Hoje, porém, o investidor atua em várias outras áreas além da bancária. Ainda nos anos 80, ele comprou a quase falida cervejaria Brahma, cujo patrimônio se multiplicou várias vezes nas décadas seguintes. Em 2004, ele uniu as operações da sua Ambev às da belga Interbrew, dando origem à Inbev. Quatro anos depois, Lemann e seus fieis sócios, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, lideraram a compra, por 52 bilhões de dólares, da americana Anheuser-Bush, dona da tradicional cerveja Budweiser. O negócio deu origem à maior cervejaria do mundo, a AB Inbev, com mais de 200 marcas em seu portfólio.
De 2008 para cá, com mais de 70 anos de idade, o investidor manteve a disposição e foi às compras de novo: ele adquiriu a segunda maior rede de hamburguerias do mundo, o Burger King e, mais recentemente, se uniu ao também multibilionário norte-americano Warren Buffet, para comprar a Heinz, gigante mundial de alimentos.
No ranking de 2013 da Forbes, Jorge Paulo Lemann figura como o brasileiro mais rico do mundo (sim, ele já ultrapassou Eike Batista), com uma fortuna de nada menos que 17,8 bilhões de dólares. A quantia coloca ainda Lemann como o 33º homem mais rico de todo o planeta.











