O Distribuidor de Hortifruti Agro Bonfim dá dicas para preservar a qualidade dos seus hortifrutis
Dicas da Agro Bonfim para preservar a qualidade dos hortifrutis
Por Acervo Comunicação | 23 de Setembro 2010
Desde a coleta de frutas, verduras e legumes, passando pelo transporte e armazenamento no CEASA, separação e entrega nos restaurantes, hotéis, mercados e escolas de São Paulo, a Distribuidora Agro Bonfim tem um enorme cuidado com os produtos.
Marcelo Sampaio, sócio da Agro Bonfim, dá algumas dicas para manter a qualidade dos produtos até o momento do consumo.
Como armazenar corretamente os produtos até o momento do consumo: Você sabia que é muito importante armazenar as frutas, verduras e legumes em local refrigerado e embalado individualmente? Isso para preservar as características individuais, evitar contaminação e aumentar a sua durabilidade. Exemplos:
• Bananas e mangas soltam gás e, se na geladeira não estiverem embaladas individualmente, prejudicam os outros produtos;
• Cenouras, Beterrabas, Beringelas, Chuchu, Jiló, Pepinos, Pimentões, Tomates, Vagens, e outros embaladas em filme plástico ou embalagens plásticas, hermeticamente fechadas, podem durar até um mês na geladeira;
• Já para a boa preservação dos morangos, o ideal é eliminar as folhinhas, higienizar e colocar em uma embalagem plástica com tampa sua durabilidade pode chegar ate 15 dias no refrigerador.
Como melhorar a boa aparência de alguns produtos:
Alguns produtos podem ter aparência ruim sem estar com a qualidade comprometida. Veja algumas dicas para recuperar a boa aparência e desfrutar dessas delícias:
• As frutas (laranja, limão, ameixa, goiaba, carambola, maçã, manga, pera, uva, caju) se estiverem expostas em uma fruteira, borrife água sobre ela e observerará que sua aparência volta a ficar firme novamente;
. O limão, se embalado e colocado em um refrigerador, mantém-se verdinho por até 30 dias;
. A mandioquinha, colocada em um recipiente com água gelada e no refrigerador, não perde sua aparência e sua casca não fica escura;
• O alface e verduras em geral soltam-se as folhas do pé. Portanto, higienize, deixe escoar toda a água e coloque em um recipiente com tampa. Sua durabilidade atingirá até 10 dias.
. As verduras como acelga, brócolis, agrião, espinafre, couve manteiga, salsão, (aipo) após um dia de colheita, é ideal que sempre corte um pouco do talo e deixe por alguns minutos em uma vasilha com pouca água, para que este absorva-a. Suas folhas ficarão crocantes novamente.
Caso queiram, o pessoal da Agro Bonfim poderá fazer demonstrações sobre essas dicas de embalagem e armazenamento durante o programa, assim como mostrar todo o trabalho que existe neste sentido, desde a produção dos hortifrutis, passando pelo Ceasa, até chegar na mesa dos consumidores.
Logística de HORTIFRUTI
A logística de hortifruti da Agro Bonfim, contempla desde o recebimento dos produtos diretamente dos produtores no entreposto CEAGESP, passando por uma seleção de qualidade com a supervisão de nossa nutricionista.
Funcionários treinados fazem a separação dos pedidos em caixas plásticas, higienizadas até a entrega nos estabelecimentos comerciais: restaurantes, hotéis, buffets, clubes, hospitais, escolas e similares, onde os consumidores poderão usufruir de uma alimentação segura e saudável, com qualidade e variedade cada vez mais exigidas no mercado nacional.
Para que o objetivo final seja cumprido - qualidade, variedade e pontualidade - são necessários constantes investimentos em modernização de equipamentos, armazenamento (embalagem, refrigeração) e transporte.
Na questão qualidade, o primeiro passo é ter parcerias de confiança. No seu box dentro da CEAGESP, a Agro Bonfim adquire diariamente as frutas, legumes e verduras e similares diretamente dos produtores de sua confiança.
A próxima etapa é o transporte para o seu galpão nas proximidades, onde serão armazenados e embalados de acordo com a programação de entrega do dia. Alguns produtos vão direto para a câmera fria para a preservação adequada. Os pedidos são diários, o que minimiza o estoque de mercadorias e garante o frescor dos produtos.
E por fim, os produtos devidamente embalados são distribuídos nos diversos veículos de acordo com o roteiro diário, transportados e entregues nos clientes, através de uma equipe devidamente treinada e equipada com Nextel para resolver qualquer questão no ato da entrega.
Manter a qualidade, diversidade e pontualidade, requer um trabalho bastante apurado de logística, uma equipe de telemarketing bem preparada para um atendimento rápido e eficaz, funcionários uniformizados para que possam ser identificados, carros e motos para atendermos a emergência dos clientes, e isso sem comprometer a flexibilidade, característica da Agrobonfim. "Nos orgulhamos de sermos conhecidos como o distribuidor de hortifruti que preza pela qualidade de seus produtos. Se eles nos solicitam um produto exótico para compor um prato especial, nós aceitamos o desafio. Mesmo com prazos apertados, damos um jeito de entregar o que o cliente nos pede.
Sabemos da importância de manter os ingredientes dos seus cardápios", afirma Marcelo Sampaio, sócio da empresa.