Como escolher o nome de Bares e Restaurantes
Bares e restaurantes usam a criatividade na escolha dos nomes
Por Marco Amatti | 24 de Novembro 2021
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Escolher o nome do estabelecimento não é mesmo nada fácil — ainda assim, é essencial. Junto ao tom de voz e ao slogan, o naming — processo de criação do nome de uma empresa — compõe a sua identidade verbal, dando início ao posicionamento de marca em um projeto de branding.
O nome é a representação do espírito, da personalidade da empresa — e, quando criado de forma adequada, pode alavancar o crescimento da marca. É ele que a identifica entre as outras organizações, e o que vai ligá-la a todos aqueles que entram em contato com ela.
O nome e a identidade escolhidos serão carregados por algum tempo, e uma mudança significa custos de sinalização, placas, cardápios e peças de divulgação. Portanto, o ideal é se dedicar a isso com cuidado.
Denominar uma marca não deve ser visto como uma tarefa de menor importância. O nome é algo permanente, que não pode ser alterado facilmente — como no caso de uma embalagem, preço ou campanha publicitária, por exemplo. Ele cria outras associações, então, devemos ser rigorosos ao fazer essa escolha.
Requer conhecimentos específicos e a realização de muitas pesquisas, análises e várias tentativas. Só assim é possível chegar a uma nomenclatura que torne sua marca única e autêntica, lembrada pelos consumidores.
O diferencial da sua marca pode ser um nome inesperado ou extraordinário, portanto, mantenha-se aberto a todas as possibilidades. Combinar palavras em frases, criar palavras novas e considerar símbolos são algumas opções para obter um nome autêntico.
O importante é conseguir representar o seu estabelecimento para o público, de forma direta e eficiente. Portanto tenha em mente estes pontos importantes e necessários:
- ser de fácil aprendizagem e memorização,
- sugerir a classe do produto,
- suportar um símbolo ou slogan;
- sugerir associações desejáveis para a marca
- evitar associações danosas para a marca
- ser característico,
- poder ser protegido legalmente.
Marco Amatti
Diretor da MAPA Assessoria de Negócios de Alimentação Fora do Lar, 35 anos de experiência em administração, operação, projetos, implantação, desenvolvimento de produtos e serviços, treinamentos e montagem de equipes de trabalho, avaliações técnicas, estratégias e análises de viabilidade de negócios e custos.