Nascido na Bahia, através da mistura de ritmos africanos e criado no Rio de Janeiro, o samba tem crescido e desembarcado os seus batuques pelos quatro cantos do país, como, por exemplo, em São Paulo. Os paulistas viraram grandes adeptos ao estilo e o adotaram principalmente aos sábados à tarde acompanhado daquela deliciosa feijoada. Mas nem só de sábado e sol que vive o samba na terra da garoa. A vida noturna em São Paulo oferece inúmeras opções para quem prefere soltar o gingado à noite. Confira os bares com samba ao vivo na cidade de São Paulo:
Vila do Samba: no meio do bairro da Casa Verde, um espaço cheio de charme e cores remete a uma pequena vila operária (o que realmente foi um dia), que como se fosse uma pequena rua termina num especial galpão. A área já é reduto de sambistas, e o objetivo é de proporcionar muito samba de qualidade, principalmente por estar próximo de grandes escolas de samba, como Rosas de Ouro, Camisa Verde e Branco, Unidos do Peruche e Império da Casa Verde.
Arnesto Bar: localizado na Vila Olímpia, foi inspirado nos botequins dos anos 1960, e homenageia os grandes sambistas da época, através de nomenclatura, do espaço, aromas, sabores, formas e cores, enfim, em tudo que se encontra aqui. No cardápio, estão as mais tradicionais cervejas de garrafas com um sistema de refrigeração especial, além de uma carta de cachaças com 500 rótulos. Para acompanhar, petiscos tradicionais como a
Especialidade da casa (carne desfiada puxada no azeite de hortelã) e as famosas
coxinhas bechamel.
Templo Bar de Fé: instalado na região tradicional de São Paulo, o bairro da Mooca, o Tempo Bar de Fé mais conhecido, popularmente, como Bar Templo e há oito anos é sempre procurada para boas tardes e noites de samba ao vivo. O bar possui mais de 800 imagens de santos cristãos, umbandistas, hinduístas, budistas – treze delas com mais de dois metros de altura, que recebem os clientes e foram confeccionados pelo artesão amazonense Ney Meirelles, de Paratins.
Bar Brahma: situado no famoso cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, o Bar Brahma Centro tornou-se um dos pontos turísticos da cidade por oferecer música e gastronomia de qualidade. Com uma programação musical de segunda a domingo, o bar inclui em seu repertório ritmos como MPB, jazz e samba. Ao todo, são 1.500 apresentações que sobem ao palco a cada ano, entre elas grandes nomes de artistas nacionais. O Bar Brahma ainda possui outras filias espalhadas pela cidade de São Paulo: Bar Brahma Hotel Pestana e Camarote Brahma Anhembi, aberto especialmente para o desfile das escolas de samba no Anhembi.
Seu Justino: localizado no coração da Vila Madalena, e com um conceito inovador, o estabelecimento disponibiliza aos clientes ambientes agradáveis, despojados e com alma de boteco. A decoração rústica, cheia de quinquilharias das mais divertidas, como máscaras, retratos de personalidades, quadros exóticos e diversos brinquedos antigos, que lembram a infância. Além disso, o lugar oferece uma programação com música ao vivo de pop rock, samba pop e muito samba de raiz aos finais de semana.
Bar Samba: oferece uma programação especial com foco no samba em ambiente inspirado nos botecos mais tradicionais. A decoração inclui dezenas de fotos de sambistas emoldurados e um painel de 16 metros de comprimento com caricaturas de cantores como Noel Rosa, Pixinguinha e Cartola. O bar recebe os clientes que procuram uma boa roda de samba e pratos típicos de boteco, como a
feijoada completa servida aos sábados e o
sanduíche de carne louca no pão francês, feito todos os dias, além do chopp Brahma, sempre gelado.
Ó do Borogodó: localizado em Pinheiros, o bar é conhecido pelas suas tradicionais rodas de samba. É um lugar extremamente agradável e descontraído, com música ao vivo e diariamente toca samba de raiz, choro e batuque. Já passaram por lá nomes como Adriana Moreira, Choro Rasgado, Giana Viscardi, Cadeira de Balanço, Dona Inah, Juliana Amaral, Ione Papas, Carmem Queiroz, Inimigos do Batente, Bula Cumbuca, Cochichando, Anaí Rosas, e muitos outros.
Bar 34: localizado no centro de São Paulo, ao lado da Bolsa de Valores, o Bar 34 foi aberto no ano de 1953, no qual acompanhou todas as mudanças em que o centro passou. São servidos pratos típicos da culinária paulistana e os fins de semana são voltados para música ao vivo acompanhada da
feijoada. A casa é famosa por receber diversos grupos, que em suas rodas de samba levam alegria e animação para os visitantes.
Tatu Bola Bar: presente nas regiões mais badaladas de São Paulo, o Tatu Bola Bar é famoso por oferecer muita diversão e momentos inesquecíveis. Suas casas dispõem de ambientes sofisticados, inovadores e aconchegantes para celebrar a vida ao lado dos amigos. Além de happy hour, feijoada e outros atrativos, o Tatu Bola Bar oferece muita música ao vivo, como rodas de samba, sertanejo e MPB. Nas unidades Jardins, Vila Olimpia, Berrini e Itaim, a diversão é garantida.
Boteco Todos os Santos: localizado no badalado bairro da Vila Madalena, oferece happy hour, cervejas, drinks, cachaças, quitutes e muita música ao vivo. A casa dispõe de uma área interna, que conta com um salão grande e confortável, com estrutura de telão e televisões localizados em pontos estratégicos. Ainda possui um jardim que fica próximo dos grupos/cantores em uma área muito agradável, ideal para reunir os amigos no
happy hour. Aos sábados e domingos, a casa oferece
feijoada light até às 17h com roda de samba da cantora Janaína Theodoro e diversas opções de caipirinhas no cardápio.