6 dicas para fazer a gestão de estoque em bares e aumentar a lucratividade Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-catupiry-300x250.jpg

    6 dicas para fazer a gestão de estoque em bares e aumentar a lucratividade

    Veja como o bom gerenciamento ajuda no sucesso do seu negócio

    Por Redação BaresSP | 29 de Setembro 2022


    Uma boa gestão de estoque é um dos principais pilares para o sucesso de bares e restaurantes atualmente. Isso porque a rotatividade de insumos é elevada e grande parte dos produtos têm uma data de validade curta e acabam estragando em razão de falhas no gerenciamento.

    Esses erros acabam resultando em compras em cima da hora e muitas vezes sem necessidade, gerando um grande impacto na lucratividade da operação. Visto isso, fica evidente a importância de contar com um controle de estoque eficaz em seu estabelecimento. 

    Com isso em mente, confira este artigo para que você possa entender o que é a gestão de estoque, seus benefícios e qual método é o mais adequado para a sua realidade. Continue a leitura e descubra!

    Gestão de Estoque

    O que é gestão de estoque e por que é importante nos bares?

    A gestão de estoque nada mais é do que um controle detalhado das demandas, em termos de mercadorias, que o seu bar precisa para operar. Isso inclui controle de entrada e saída de todos os tipos de mercadorias. 

    Dessa forma, o setor de compras saberá exatamente o que comprar e com qual frequência para que não haja falta ou excesso de produtos. Veja a seguir mais vantagens que o acompanhamento contínuo de estoque pode gerar a sua empresa: 

    Redução de custos

    A redução de custos é uma das principais vantagens da gestão de estoque. O seu correto gerenciamento vai fazer com que você mantenha um nível adequado de mercadorias armazenadas sem prejudicar o funcionamento do estabelecimento.

     

    Ainda impacta positivamente na redução do desperdício, visto que as perdas por validade são drasticamente reduzidas. Com essa redução de erros, você acaba economizando dinheiro e evitando compras sem necessidade.

    Mais produtividade

    Quando se tem uma boa gestão de estoque, as mercadorias ficam mais organizadas, o que gera mais agilidade e produtividade na hora de retirar ou guardar itens.

    Especialmente quando se tem o auxílio de um sistema de gestão integrado, onde todas as áreas ficam por dentro da situação em tempo real, problemas relativos à falha humana também são reduzidos, elevando a produtividade de todo setor.

    Planejamento para reposição

    Saber a hora certa de realizar a reposição é um grande desafio para os bares, já que a movimentação de mercadorias é bastante intensa. Muitas vezes a compra não é realizada a tempo, ocasionando a falta do produto.

    Com um controle de estoque eficaz, a reposição é feita de maneira adequada, não havendo perda de venda por falta de mercadoria e nem aumento de custo por compras em cima da hora.

    Relacionamento com clientes

    Por fim, ainda podemos dizer que o relacionamento com seus clientes pode ser melhorado com uma gestão de estoque eficiente. Afinal, situações como ter que trocar algum ingrediente do pedido ou não ter a bebida desejada são completamente evitadas.

    gestão estoque

    6 dicas de gestão de estoque em bares para aumentar a lucratividade

    Agora que você já conhece alguns dos benefícios da gestão de estoque e se convenceu da sua importância, confira 6 dicas para melhorar essa prática no seu bar e, de quebra, aumentar sua lucratividade.

    1. Controle de mercadorias

    Como foi falado, um controle eficaz de todas as mercadorias que entram e saem do seu estabelecimento é fundamental. Alguns negócios não fazem essa gestão de forma assertiva e, por isso, acabam tendo falta ou excesso de alguns itens estocados, o que acaba gerando prejuízos.

    1. Defina um estoque mínimo e máximo

    Grande parte das mercadorias utilizadas em bares possuem um prazo de validade pequeno, por isso, é importante trabalhar com o chamado estoque mínimo e máximo.

    Isso quer dizer que você vai definir as quantidades de produtos a serem comprados com base nas necessidades do negócio. Ainda, é aconselhado que as compras sejam feitas semanal ou até mesmo diariamente, para garantir mercadorias sempre frescas.

    1. Faça inventário de estoque com frequência

    Outra dica muito importante é a realização do inventário do estoque com certa frequência. Dessa forma, as chances de algum produto estragar são reduzidas, além de ficar mais fácil perceber que algum item está acabando.

    1. Prefira a categorização de estoque

    Para tornar o dia a dia mais ágil no seu bar, definir um local para armazenar cada produto é muito importante. Para isso você pode criar categorias como frutas, verduras, bebidas, temperos, entre outros. Aqui você pode, inclusive, usar placas de sinalização ou etiquetas para agilizar ainda mais.

    1. Entenda o fluxo de produto

    Também é fundamental que você tenha conhecimento sobre os itens que tem mais ou menos saída. Isso vai facilitar muito na hora da compra.

    Por exemplo, se a bebida que mais sai no seu bar é o chopp, é claro que você não pode ficar sem. Caso isso aconteça, seus clientes ficarão descontentes e talvez, não voltem mais.

    1. Invista em ferramentas de controle de estoque

    Por fim, é importante contar com ferramentas que tornem a gestão de estoque do seu bar mais ágil, eficaz e segura, reduzindo os erros. A seguir, separamos as principais.

    Planilhas

    Uma das formas mais comuns de fazer a gestão de estoque é por meio de planilhas. Aqui, você pode desenvolver a sua com informações como nome do produto, quantidade, data de validade, quando foi comprado e de qual fornecedor.

    Isso vai te ajudar a entender o giro de mercadorias e a se planejar para melhorar seu lucro.

    Curva ABC

    Já a curva ABC é uma técnica que utiliza a rentabilidade de cada mercadoria. Você vai dividir seus produtos em três categorias, A, B e C. Na primeira vão estar os itens com alto valor, mas que saem pouco. Na segunda os com valor e saída média. Por fim, os com baixo valor, porém alta saída.

    Esse método prioriza os produtos que têm uma elevada saída, no caso da classe C.

    Dropshipping

    Usando essa ferramenta, o seu estoque ficará em poder do fornecedor e ele faz toda a parte de gerenciamento. Aqui, você realiza as vendas e ele se encarrega da parte logística, como separação e entrega.

    Ciclo PDCA

    Já o PDCA é uma técnica que tem 4 fases: planejar, fazer, controlar e agir. Com ela fica mais fácil descobrir alguma falha no processo e a sua correção apropriada para ter os resultados desejados.

    Just in Time

    O just in time, muito conhecido como método do estoque zero, é caracterizado quando se tem somente o mínimo de produtos estocados. Com ele, você evita perdas mantendo apenas uma quantidade para suprir os pedidos da clientela.

    PEPS

    O PEPS, ou primeiro que entra é o primeiro que sai, é bastante usado em empresas do ramo de alimentos e farmácias, já que evita que as mercadorias ultrapassem seu prazo de validade.

    UEPS

    O método UEPS, ou último que entra é o primeiro que sai, é o contrário do PEPS. É indicado para produtos com prazo de validade mais longos ou até mesmo sem validade, como eletrônicos e papelaria.

    SRM

    Por fim, tem ainda o SRM, ou gestão de relacionamento com o fornecedor. Com uma relação próxima e de confiança com seu fornecedor, você pode ser beneficiado com trocas e prazos de entregas mais rápidos.

    gestao estoque

    Sistema de gestão para bares

    Como foi possível ver ao longo deste artigo, uma boa gestão de estoque é fundamental para o sucesso do seu bar, já que ela impacta diretamente na lucratividade de toda a operação. 


    Para isso, investir em uma ferramenta especializada para o seu estabelecimento é fundamental. Conheça o Sistema de Gestão Omie para Bares e faça a otimização da sua empresa a um clique!

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Studio Cris Paola
    Acquamix
    Lilit Vodka
    Paulistânia
    Atlantis Spirit
    Porão da Cerveja
    Franco Bachot
    Café Fazenda Floresta
    Vinícola Salton
    Catupiry
    Flavors
    Jungle Gin
    Kaly
    Famiglia griffo
    NitroJet
    Black Princess
    Santa Lúcia
    Nogueira brinquedos
    BUNN
    Beast Vodka
    Silver Seagers GIN
    Pernod Ricard
    Unique Cafés
    Cannon Ball Rum
    River Side
    GrannoDoro
    Cachaça Sobria
    Bates Gin
    Stock
    Grupo Petrópolis
    Up900
    Kawaii Gin
    Real Ingredients
    DRJ Soluções Empresariais
    Enraizes
    Cachaça SP
    Apogee Gin
    Gin Arapuru
    Apressa
    Tecnoline do Brasil
    Unilever Pro
    finestcall
    Casa Bucco
    Rural Mac
    Beefeater
    Vorus
    Gin Lassaleti
    Winterhalter
    Destilaria Sapucaia
    LaSpaziale
    Dona Nani
    Alzira
    Best Whip
    Absolut
    Gin Theros
    Blend Express
    Italian Coffee
    Astoria
    BeerSenses
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Bebidas
    +

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista
    +

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Delivery
    +

     
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes
    +

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo