#ComaMaisPeixe
Acontece de 01 a 18 de setembro, a Campanha Gastronômica #ComaMaisPeixe, simultaneamente à Semana do Peixe, com a participação de vários restaurantes de São Paulo, que criaram para o festival pratos exclusivos com preço fixo de R$ 29,90 (almoço) e R$ 39,90 (jantar). O festival é realizado pelo Grupo 5 Business Solutions, especializado em soluções para indústria, varejo, food service e o setor de pescado como um todo, em parceria com a Compesca - Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Arquicultura da FIESP.
A Semana do Peixe foi criada para fomentar a adesão dos supermercados, e varejo em geral, e, para incentivar o segmento Food Service foi criada pelo Grupo 5 Busines Solutions a Campanha #ComaMaisPeixe. Segunda Tathyana Araújo, diretora comercial do grupo “o foco é transmitir a mensagem de que o consumo consciente vai além da saudabilidade. Vamos explorar os benefícios nutricionais, mas também o que está por trás desse consumo. A Campanha visa também estimular a cadeia produtiva a reduzir custos, viabilizando mais acesso aos estabelecimentos e consumidores finais”.
O mercado
A OMS - Organização Mundial da Saúde - recomenda o consumo de 12,5kg de peixe per capta por ano, no Brasil este consumo está em torno 10 kg. Porém, há uma discrepância regional por aqui. Por exemplo, na Região Sul o consumo é de 6 kg, e na Norte de 20 kg. Entre as principais espécies consumidas estão: salmão, pescada, merluza, sardinha e tilápia, com oscilação significativa de preços em relação às espécies, origem e beneficiamento que varia de R$ 10,00 a 70,00 o kg.
A Campanha#ComaMaisPeixe conta com o patrocínio das empresas Peixes da Amazônia e Maui Seafood. A Peixes da Amazônia é uma empresa Acreana baseada num sistema de cultivo sustentável com três espécies amazônicas. A Maui, por sua vez, busca o fornecimento racional de peixes nobres marinhos, respeitando as safras, cotas e oferece através de tecnologia de congelamento segurança, padronização e rastreabilidade.
A Campanha conta com o apoio institucional da ABRASEL-SP, da APAN - Associação Paulista de Nutrição -, e SINDINUTRI/SP – Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo -, e como mídia a Revista Seafood Brasil.