“Come in Italia”, diz o idealizador do novo Spritz Bar, Antonino Esposito, sobre o primeiro espaço em São Paulo especializado no aperitivo mais consumido e difundido em seu país, o Spritz. Natural da cidade Vico Equense, na Costa Sorrentina, o empresário mora há nove anos no Brasil e traz agora um pouco de sua Itália seguindo a tradição do happy hour com spritz. A bebida que dá nome ao pequeno bar, chega em diversas versões – criadas pelo próprio Antonino com amigos e familiares -, junto de outros drinks, vinhos e acompanhamentos. Em meio a ambiente intimista e aconchegante, no andar térreo de um pequeno sobrado na Av. Faria Lima, o Spritz funcionará de terça a sábado ‘para receber até 29 pessoas’. Mesmo oferecendo um pouco mais de lugares, a ideia não é lotar, mas deixar os clientes bem à vontade, como se estivessem em sua casa.
O espaço lembra uma ‘garagem’, que reúne elementos da vida de seu criador nas prateleiras, como seus livros de juventude, rádio, discos de vinil, jornais da Itália e a boina e o binóculo que usava quando trabalhava como oficial de navegação nos cruzeiros. Nas paredes, quadros de clássicos filmes italianos, entre outros detalhes – mimos do público são mais que bem-vindos para continuar compondo o clima do Spritz.
As mesas ficam na parte externa, distribuídas na calçada, e apresentam diferentes estilos e tamanhos, algumas feitas a partir de carreteis gigantes e tambores de lata. Velas de led iluminam os lugares. O tom laranja das paredes prevalece em todo o espaço, que tem mobiliário bastante simples e rústico, com móveis e detalhes em pallets. No pequeno salão, são poucos os lugares, mas dali pode-se interagir com o externo, já que a fachada é de vidro. Uma lambreta italiana do ano de 1965 compõe também o salão, que ganha muito charme na iluminação com mini lâmpadas coloridas. Para completar o clima, a música ambiente é 100% italiana e, em dias específicos, haverá música ao vivo – jazz e blues em vinil.
Cardápio
À moda italiana, todas as bebidas chegam acompanhados por um aperitivo cortesia e, para pedi-las, o cliente deve se dirigir ao caixa, pagar e aguardar.
As 14 versões do clássico italiano Spritz são batizadas com nomes de músicas, como O Sole Mio, que leva Prosecco, Aperol, suco de laranja e água com gás; Volare, feito com Prosecco, Cynar e água com gás; o intenso Funiculi Funiculá, que mistura Prosecco, Campari, suco de cranberry e hortelã; o Azzurro, que assim como o nome ganha a tonalidade azul por conta da junção entre Licor Blue Curaçao, Prosecco, Vodka Smirnoff e água com gás; e a combinação clássica de Prosecco, Aperol e água com gás, L’Italiano.
Outros drinks clássicos da cultura italiana também fazem parte do cardápio em suas versões tradicionais e revisitadas, como o Negroni (Martini Rosso, Martini Bitter, Gin Seagers), o Negroni + (Vermute Carpano Punt, Mes Campari e Gin Bombay), o Americano (Martini Rosso, Martini Bitter, água com gás) e o Americano + (Vermute Carpano Punt, Mes Campari e água com gás).
Há também vinhos tinto e branco italianos de diversas partes do país, em garrafa ou taça , além de cerveja long neck e a Moretti.
O cardápio de comidas tem três seções, todas testadas uma a uma também por Antonino e companhia. As ‘Tagliere’ são tábuas com três opções diferentes de queijos e charcutaria, como a Misto, que leva presunto cru italiano, salame, mortadela, queijo brie e queijo tipo gouda; Formaggi, com queijo gorgonzola, queijo tipo gouda e queijo cammembert; e Bella Napoli, composta por mussarela de búfala, salame e copa. Os ‘Panino’ são os sanduiches feitos em pão ciabatta quentinho e com cinco recheios, como o Caprese e o Il Preferito, de presunto cru italiano, mussarela de búfala e rúcula.
Existe um estabelecimento aberto nesse endereço:
Citrino Bar
Avenida Brigadeiro Faria Lima,272-Pinheiros, São Paulo - 05426-200