O nome Magnólia foi uma homenagem à avó de um dos sócios; uma senhora italiana que passou grande parte de sua vida recebendo familiares e amigos em sua casa, ao redor de sua mesa farta e de seu coração maternal. O bar é um espaço alojado em uma casa restaurada no coração da Lapa, onde, desde os anos 50, funcionava uma padaria tradicional, que agora abriga um ambiente acolhedor com música ao vivo e que nos remete a uma agradável viagem saudosista aos botequins, empórios e residências de 30 e 40.
A concepção do Magnólia Vila Bar partiu de 4 amigos, um designer e profissional de marketing, um músico e engenheiro, somados a um administrador e um arquiteto. O resultado é uma atmosfera agradável e requintada, decorada com objetos de época, fotos antigas, rádios a válvula e outros objetos cheios de história.
O cardápio é composto pelo que há de mais tradicional na arte de petiscar e Bruschetas deliciosas, para acompanhar a cerveja trincando ou uma das outras surpresas exclusivas do estabelecimento. No Bar, os clientes e amigos são convidados a trazer fotos antigas de seus familiares para decorar o salão, as cadeiras são antigas, todas diferentes e foram restauradas por crianças de rua em oficina escola, um dos salões manteve o piso de ladrilho hidráulico original de 1930, o salão abriga uma ampliação gigante de uma foto do Largo da Sé (antes mesmo de virar praça da Sé) e a grande maioria dos objetos antigos presentes na casa está à venda.
Os shows que acontecem no Magnólia englobam estilos como MPB, Jazz, Samba de Gafieira. Aos sábados a tarde o cliente pode aproveitar a tradicional Feijoada com samba e aos domingos a casa recebe o já famoso Baile de Gafieira.