O nome Bardo vem do “Bardus”, que em latim significa “poeta e cantor”. Era assim que os romanos chamavam os Druidas, da remota civilização celta. Cabia a eles a guarda de todo o conhecimento, assumindo as funções de juíz, médico, historiador, músico e poeta. No decorrer da história da humanidade o conceito de bardo se estendeu a todo artista ou disseminador da cultura. Ser Bardo é praticar e sociabilizar a cultura em todas as suas dimensões.
O Bardo Batata resgatou esta história porque assumiu como missão resgatar a tradição bárdica, cujos poderes são a magia das palavras, dos sons e da música.
Para acompanhar a saga cultural, as tradicionais batatas röstti ou batatas suíças são destaques no menu. O prato é típico da região de Berna, capital da Suíça e leva este nome porque é um termo usado a tudo que fica dourado e crocante. No Brasil, o prato foi adaptado com criatividade, já que a receita tradicional não leva recheio. O resultado é uma espécie de torta frita feita com batata e recheada com ingredientes variados.
As receitas foram elaboradas pela culinarista Adalgiza da Silva e pela chef Valéria Telles, quem comanda a cozinha. As rösttis são apreciadas na companhia de um recipiente de azeite extravirgem e moedor de pimenta, o que conferem um charme todo especial à mesa.
São mais de 40 sabores no cardápio - cada batata é batizada com nomes de personalidades artísticas ou manifestos culturais, com relatos históricos, no Brasil e no mundo. Exemplo da röstti de estrogonofe que ganhou a alcunha de “Dostoievski”, em homenagem ao escritor russo do século 19 e também em alusão a origem do prato.
O estilo clean e romântico da casa refletem a proposta de um lugar tranquilo, onde se aprecia arte e boa comida. A decoração leva a assinatura do arquiteto Luis Navarro, com ambientes modernos e ecléticos. O hall possui mesas e cadeiras de madeira, mural com postais, revisteiro rústico com jornais e revistas que fazem contraste com o balcão do bar elaborado com vidro espesso.
Nos espaços intermediários há um corredor comprido com mesinhas situadas nas laterais, deste ambiente é possível vizualizar uma sala com adega de vidro, como se fosse uma vitrine decorada com rolhas dos vinhos abertos na casa.
No andar superior, três ambientes inusitados: um living de espera com uma vitrola de armário dos anos 50/60 e um toca discos. Os outros espaços remetem às típicas salas de jantar e são dedicadas a eventos culturais como exposições permanentes de obras de arte e lançamentos de livros.
Às quartas a casa exibe jogo de futebol. Os tickets são aceitos somente no almoço.