Localizado no coração de Pinheiros, o bar verde e rosa é chamativo e de fácil acesso para quem utiliza transporte público ouveículo próprio. Quem entra, logo entende a proposta do lugar: uma viagem à história do samba através de uma homenagem à escola Estação Primeira de Mangueira.
Se no palco o samba chama atenção, a decoração não fica para traz. Numa parede a galeria com acervo que conta a história de ícones do samba, do carnaval, da música popular brasileira. Já em outra, que fica ao fundo do mezanino, o tema é a vista panorâmica do morro carioca. E, para completar, no teto bonecos gigantes representam Carlos Cachaça, Nelson Cavaquinho, Cartola, Dona Zica e Dona Neuma.
Muitos artistas renomados já se apresentaram nesta casa paulistana. Alcione, Xande de Pilares, Dudu Nobre e Xangô da Mangueira são alguns dos nomes presentes na lista de atrações que já agitaram o palco do bar onde o samba é pra valer.
Para agitar o encerramento da semana, o Bar Mangueira acaba de estrear o Sextou Mangueira com a Roda de Samba do Almirzinho. Num clima pra lá de descontraído, o filho de Almir Guineto, dispensa o palco e cai no meio do público com um pique para não deixar ninguém parado.