Quatro amigos resolveram aproveitar o verão de 1990, em Paraty, litoral do Estado do Rio de Janeiro, para abrigar em um velho casarão o primeiro restaurante nipônico da cidade. A idéia era unir sushi e arte, com o clima quente da região para saborear pratos leves e saudáveis em um espaço cultural. As amigas Martha Locatelli, Maria Cermelli e Mari Stockler juntaram suas experiências para apostar em uma nova atividade, que inspirasse modernidade e tradição com uma boa dose de talento e criatividade. Para compor o time, as jovens convidaram Suehiro Hirahata, japonês de Nagasaki, mais conhecido como Hiro. Com passagens por restaurantes do Rio de Janeiro, de São Paulo e Nova Iorque, Hiro foi considerado um dos melhores sushimans do Brasil.
Iniciativa e competência foram ingredientes essenciais para o sucesso do Sushimar, que até no nome evidencia sua atitude criativa. Sushi é em homenagem a Hiro; e Mar é a inicial dos nomes das amigas. Este foi o início de uma trajetória marcada por inovação, apresentando uma culinária oriental em sintonia com o Japão de hoje e um toque de brasilidade.
A logomarca e a sereia estilizada (utilizada apenas em Paraty) foram criadas pelo artista plástico Paulo Von Poser. O cardápio elaborado por Suehiro - em japonês, aquele que desenvolve -, agregou 25 anos de trabalho, sua paixão por cavalos e super-heróis do sol nascente, que serviu de inspiração para nomear os pratos. O menu faz jus ao nome do sushiman, que permanece até hoje. O Projeto Verão dos quatro amigos foi o sucesso da temporada em Paraty e, com o fim da estação, o grupo voltou para o Rio de Janeiro com o Sushimar na bagagem e abriram o primeiro restaurante.
Diferente do casarão, o espaço localizado na Rua dos Oitis, na Gávea, era apertado e tiveram que improvisar. Mari Stockler, que é diretora de arte, e o arquiteto André Muller foram responsáveis em transformar a loja em mangás, almanaque de quadrinhos japoneses com superposição de objetos em tons rosa, amarelo, preto e branco, identidade que virou a marca do restaurante. A decoração traduz um clima descontraído, diferente dos orientais da cidade.
A novidade logo se espalhou e o local que já era pequeno passou a ser disputado. Mais uma vez, os sócios apostaram em uma solução que tornou o Sushimar no primeiro japonês com serviço de delivery, o Disque-Japa. Além de renovar o estilo tradicional dos restaurantes japoneses, o Sushimar se especializou no sistema de entregas em domicílio e virou moda em festas temáticas, contribuindo para divulgação da comida oriental. O sushiman Hiro servia barcos de madeira recheados com sashimi, sushi, tempura, yakisoba e teppanyaki. A idéia navegou até as praias do Rio, onde o cliente recebia seu pedido direto do Sushimar para a areia. Os barcos continuam a aportar em festas, coquetéis e comemorações das simples às mais sofisticadas. Uma opção prática com todo o requinte oriental. Outro diferencial foi a introdução de rodízio de sushis e sashimis, além de pratos quentes.
A rede Sushimar possui um sistema de franquias em três capitais com sede em São Paulo. São uma loja em São Paulo, uma em Vitória (ES) e quatro na Cidade Maravilhosa. Há mais de uma década, o Sushimar se estabelece como referência em culinária japonesa tradicional, proporcionando aos mais variados paladares um encontro prazeroso com os sabores do oriente.
E-mail: contato@sushimar.com.br
Site: http://www.sushimar.com.br/
Horário: Segunda a sexta das 12h00 às 15h00 e das 19h00 à 00h00
Sábado das 13h00 às 16h00 e das 19h00 à 00h00
Domingo das 13h00 às 16h00 e das 19h00 às 23h00
Última atualização realizada em 12/07/2017 19:00:00
Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!