“Izakaya” é a expressão japonesa que se usa para designar um bar, em geral comandado por membros de uma mesma família, e que pauta seu cardápio em bebidas alcoólicas e comidas em pequenas porções.
Espécie de pub nipônico, os izakayas são comuns e numerosos nas grandes cidades japonesas (Tóquio e Kioto, especialmente) e há cerca de dez anos ganharam similares “mais moderninhos” em Los Angeles, San Francisco e Nova York, nos Estados Unidos.
Em São Paulo existem alguns poucos izakayas na Liberdade – que, a exemplo das casas de Tóquio, são bem pequenos e familiares. Mas, desde o final de setembro último, há um inédito izakaya em pleno Jardins, de olho não só nos amantes da gastronomia japonesa que moram e frequentam o bairro, mas também nos turistas.
No Itigo Sake House é possível degustar (e comprar) sakês nacionais, japoneses e americanos, bebidas especiais e diferenciadas, com diferentes níveis de álcool, de acidez e de polimento dos grãos de arroz. A casa tem mais de 30 rótulos, que podem ser apreciados ao lado de petiscos japoneses que em nada lembram o combinado sushi & sashimi.
Existe um estabelecimento aberto nesse endereço:
Sevillano Bistrô
Alameda Lorena,871-Jardim Paulista, São Paulo - 01424005