• Pettirosso Ristorante
    • Pettirosso Ristorante
    • Pettirosso Ristorante
    • Pettirosso Ristorante
    • Pettirosso Ristorante
    • Pettirosso Ristorante
    • Pettirosso Ristorante
    Pettirosso Ristorante Guia BaresSP

    Pettirosso Ristorante
    Alameda Lorena,2155 - Jardim Paulista, São Paulo - SP - 01424-002

    ge2lanc_300x250px.jpg

     

    [Estabelecimento FECHADO]

    Pettirosso Ristorante é um tradicional restaurante de comida italiana, com ênfase na culinária romana. Tal proposta não segue tendências de moda, nem é resultado de pesquisas de mercado. É, simplesmente, a culinária que faz parte da história do italiano Marco Renzetti e da sua esposa Erika, proprietários do restaurante.

    "Minha cozinha apresenta os sabores que experimentei na infância e adolescência, os sabores que estão gravados em minha memória cultural", explica Renzetti. "São pratos da tradição italiana, receitas antigas, que priorizam as matérias-primas e são marcados pela simplicidade e pelo sabor.”

    Marco Renzetti diz ter um objetivo, uma missão: contribuir para fazer conhecer a cozinha italiana autêntica. Avesso às misturas e invenções que fazem sob o rótulo de culinária italiana, diz que em todo o mundo a cozinha italiana "sempre foi muito judiada". Para exemplificar, conta que certa vez em Nova Délhi, Índia, foi a um "restaurante italiano" e escolheu no cardápio um spaghetti al sugo. Recebeu um spaghetti de baixa qualidade e, pior, o “sugo” era nada menos do que... catchup!

    Tigela de Parmigiano – O cardápio do Pettirosso Ristorante é organizado segundo a clássica divisão italiana: Antipasti, Primi, Secondi e Dolci – o que já é um bom começo.
    Para abrir o apetite, são nove as opções de antipasti, entre elas “Polpi alla Sorrentina” (polvo cozido em tomate com azeitonas pretas, alho e salsa) e “Insalata di Salmone Marinato e Rucola” (fatias de salsão marinado, temperadas com limão e azeite de oliva extra virgem sobre camada de rúcula). Também é uma sugestão o “Crema alla Caprese” (creme de tomate fresco aromatizado com azeite de oliva extra virgem e lâminas de mozzarella). 

    Há também o "Carpaccio Espresso di Filetto di Manzo", preparado não com fatias de carne, mas com um pedaço de filet mignon (80g) pressionado com um batticarne entre duas lâminas de plástico alimentar até formar um disco único de carne, com 28 cm de diâmetro e 5 mm de espessura. O disco é temperado com molho de ervas, suco de limão, azeite de oliva extra virgem e uma especial gelatina de parmigiano. Importante, não se deve ter pressa: espresso, aqui, esclarece o chef, não significa rápido, mas "feito na hora".

    São dez as opções dos primi piatti, entre elas uma das receitas que melhor caracterizam a cozinha de Marco Renzetti: “Timballo di Tagliatelle alla Siciliana” (cannelloni de berinjelas assadas recheado de massa de sêmola e ovos frescos com molho de tomate, basílico, provolone defumado e parmigiano). Outras sugestões são “Pappardelle al Cacao con Ragù di Capretto” (pappardelle de sêmola, ovos frescos e cacau com molho de cabrito cozido lentamente com vinho tinto e tomate) e “Gnocchi di Patata con Prosciutto e Funghi Porcini in un Guscio di Parmigiano Croccante” (nhoque de batata, ovos frescos e farinha num saboroso molho de funghi porcini e presunto, servido em uma tigela feita de parmigiano).

    Os secondi piatti são seis. Algumas sugestões são “Petto d’Oca al Miele e Aceto Balsamico” (peito de pato cozido no grill com redução de vinagre balsâmico, e mel; acompanha gelatina de parmigiano e azeite de oliva extra virgem e salada de rúcula e tomate) e “Costolette di Agnello alla Scottadito” (costeletas de cordeiro grelhadas e temperadas com azeite aromatizado com alho e alecrim, acompanhadas de polenta grelhada e radicchio). Para quem quiser evitar carnes, um sugestão é a “Grigliata Mista di Verdure di Stagione” (misto de verduras frescas da estação, cozidas no grill e temperadas com azeite de oliva extra virgem).

    Os dolci, sete opções, são tentadores. Dois deles: “Panna Cotta allo Zafferano” (panna cotta de creme de leite aromatizada com açafrão, acompanhada de um creme de cítricos) e “Tiramisù” (creme de mascarpone e fatias de pão-de-ló embebidas em caffè espresso). Marco Renzetti sugere ainda uma original sobremesa criada por ele: “Caprino Fresco al Forno con Miele, Pistacchi e Polenta Dolce” (queijo de cabra fresco assado forno, banhado com mel e nozes e acompanhado por crostini de polenta doces).

    Terminada a sobremesa, é hora do café... veramente italiano. Além dos espressi simples (normal ou ristretto), o menu inclui “Espresso alla Nocciola del Pettirosso” (espresso com creme de avelãs), “Espresso Corretto alla Grappa” e “Cappuccino”.
    O arremate final é uma dose de licor de figo-da-índia, servida como cortesia juntamente com a conta – o licor é feito por Erika Andrade, mulher de Renzetti, que é a anfitriã e a bartender da casa.

    Pettirosso Ristorante disponibiliza uma pequena, mas bem elaborada Carta dei Vini, com mais de 80 rótulos e bons preços, com vinhos de Itália, Espanha, Chile, Argentina e Brasil. Todas as massas e pães servidos no Pettirosso são fabricados no restaurante.

    Última atualização realizada em 14/07/2020 19:35:42
    Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!

     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
     

    Notícias BaresSP

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     
     

    Restaurantes Italianos em São Paulo

     
     

    Agenda de Eventos de Restaurantes em São Paulo

     
     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo