Chegou ao Brasil a primeira unidade da rede norte-americana de restaurantes Chili’s. Com mais de 1.900 unidades em 34 países, o grupo instalou em São Paulo a primeira casa da famosa Steak House, com seu cardápio baseado na Southwestern Cuisine e a atmosfera casual que fez a fama da marca. Para a versão nacional, o menu foi adaptado ao gosto do público brasileiro, com itens de venda exclusiva no país como picanha, caipirinha e salada de frutas, entre outros.
A unidade brasileira conta com 193 lugares em um imóvel localizado na esquina das Ruas Sabiá e Gaivota, no bairro de Moema, em São Paulo comandado por Brinker. A casa paulistana se mantém fiel ao espírito descontraído que é marca do grupo, mas em um ambiente tropicalizado. O restaurante também foi projetado com o intuito de torná-lo o mais sustentável possível, com sistema de reuso de água, adoção de solarium para iluminação natural, diminuição do consumo de energia durante o dia e certificação de toda a madeira utilizada na obra.
A rede, que opera restaurantes nos 50 Estados norte-americanos e conta com unidades na Europa, Ásia, América Central e Oriente Médio, é comandada pela Brinker International, um dos líderes no segmento de casual dining nos Estados Unidos. A empresa trabalha em sociedade com a holding brasileira BTTO group, responsável pela operação da marca no país. Juntos, os sócios investiram US$ 2,5 milhões para a implementação da primeira unidade, com planos de abrir uma loja por ano até 2016.
O Chili’s foi uma das redes pioneiras no conceito de casual dining nos Estados Unidos, uma fórmula que começou por acaso com a primeira loja, inaugurada em Dallas em 1975. Originalmente, o restaurante servia hambúrgueres e margaritas em um ambiente familiar, decorado com toda a sorte de objetos de antiquários, placas de trânsito e souvenirs pendurados do teto ou colocados em estantes. A comida e a atmosfera sem frescuras começaram a atrair um público variado, que ia desde adolescentes até famílias inteiras.
Menu
O cardápio da unidade de Moema foi adaptado para o gosto brasileiro, com temperos mais leves e uso de ingredientes nacionais. No entanto, as principais atrações da rede permanecem no menu, que se baseia na chamada Southwestern Cuisine.
Entre os destaques do menu estão os Big Mouth Burgers, os hambúrgueres que fizeram a fama da casa nos Estados Unidos. Algumas das sugestões são o Oldtimer (hambúrguer de fraldinha com 200g com mostarda, alface, tomate, picles e cebola), servido pela rede desde sua fundação, e o Picanha Burger com receita criada especialmente para o Chili’s Brasil.
Outro carro-chefe do Chili’s são as Baby Back Ribs, costelinhas de porco grelhadas com várias opções de molhos e temperos. As fajitas também são um item de bastante sucesso no cardápio. No Chili’s, o prato é servido com exclusivas tortillas de milho, sour cream e pico de gallo - receita Chili’s para o nacional vinagrete - e apresentadas em sua versão mais tradicional ou em adaptações mais modernas, como as Veggie Fajitas (cogumelos frescos, preparados com legumes cozidos e temperados com manteiga, sobre arroz com feijão) e o Fajita Trio (bife marinado, frango grelhado e camarões salteados, sobre cebola e pimentão).
Dentre os steaks o grande lançamento é a Chili’s Picanha (exclusivo corte de 330g de picanha de tira grelhado servido com dois acompanhamentos à escolha e pão de alho), aposta da casa para a unidade brasileira. Outro item que tem chamado a atenção do público nacional é o Flame-grilled Ribeye (360 g de contra filé, grelhado com temperos especiais e manteiga, combinado com mashed potato, legumes e pão de alho).
No cardápio de sobremesas as estrelas são o popular Molten Chocolate Cake (bolo de chocolate servido quente, com cobertura de chocolate e uma bola de sorvete de baunilha no topo) e o Chocolate Chip Paradise Pie (barra de chips de chocolate, nozes e coco, coberta por sorvete de baunilha, caramelo e calda de chocolate quente).
Sobre a Brinker International
A rede Chili’s é parte do grupo Brinker International, sediado em Dallas (Estados Unidos). Reconhecidos como um dos líderes no conceito de casual dining nos Estados Unidos, o grupo também é dono do restaurante italiano Maggiano’s Little Italy, e tem uma participação minoritária no Romano’s Macaroni Grill.