Uma raridade, o Maria Escaleira é o único restaurante da cidade a servir um cardápio de receitas da Polônia, que se mesclam a outros pratos do Leste Europeu, como o goulash húngaro e o estrogonofe russo, este uma sugestão do almoço executivo.
Responde pelo salão e pela cozinha o casal Vanessa Medrado Wica e seu marido, o chef polonês Andrzej Wica. Casal que se conheceu há 10 anos em Londres se reconecta por e-mail e abre restaurante em São Paulo.
Ele prepara receitas como pão húngaro frito servido com geleia de cebola-roxa e creme de queijo com alho para petiscar. Primo do varenique russo, o pierogi é um ravilóli polonês recheado de queijo branco e creme de batata com ervas coberto por deliciosos pedacinhos de bacon crocante.
Outra especialidade à moda do país de Wica, o bigos combina com lombo suíno, linguiça calabresa e bacon cozidos com chucrute, cebola, tomate, vinho branco e um toque agridoce de geleia de ameixa preta. Vai à mesa com pão tostado quentinho e purê de batata ao gergelim.