Em janeiro de 2019, Hasan Alherek (32) e Lujain Ezzo (28) abriram um simpático e aconchegante restaurante no bairro do Jabaquara, zona sul da capital paulista: o Lujain, palavra utilizada em poesias que significa prata líquida, e também uma homenagem à dona do empreendimento. Atualmente, no salão com capacidade para 90 pessoas, a comida árabe tradicional (e deliciosa) feita por sírios é servida em sistema de rodízio ou à la carte, mas opções de retirada e entrega (até 8km) também são oferecidas.
Fazem parte do rodízio pastas árabes com pão sírio, charutos de folhas de uva e de repolho, kibe cru e frito, salada de fatuch, tabule, arroz sírio, kafta, michuí de frango, esfihas variadas e falafel, entre outras delícias. E não podiam faltar opções veganas como kibe de lentilha e charuto de folha de uva recheado com arroz e verdura, especialmente preparados para quem adotou esse estilo de vida, bem como aquelas que já são originalmente veganas como homus, babaganuch e esfihas de verdura. Vale ressaltar que o pão sírio é produzido diariamente no Lujain, o que lhe confere sabor e textura diferentes dos industrializados.
No cardápio à la carte, dá para pedir desde unidades de esfiha, kibe vegano de lentilha, espetos de kafta ou frango, salada de tabule ou fatuch, porções de falafel, arroz com lentilha e outras, shawarmas, além de pratos como o Sahn Shorpa, a sopa de lentilha mais tradicional da Síria, o Sahn Taook, com dois espetos de frango, fatuch, homus e arroz sírio, entre outros quitutes se sabor inigualável.
E o que dizer das bebidas, que vão das convencionais às típicas, passando pelas especiais? Entre as opções refrescantes não alcoólicas, além de água, sucos naturais e refrigerantes, estão a Laban Aeran, levemente salgada, à base de coalhada seca, e a Soda Grenadine, feita com o xarope de romã Grenadine, que tem a sua versão alcoólica, o Gin Grenadine. Araque, destilado com forte sabor de anis, e cervejas, incluindo a libanesa Almaza, também estão disponíveis para acompanhar as deliciosas iguarias árabes do Lujain
Halawi, doce tradicional sírio à base de gergelim, feito artesanalmente no Lujain, e sorvete de pistache servido em fatias, são as sobremesas que coroam a refeição. E para finalizar com chave de ouro, que tal um cafezinho com sabor e aroma especiais, graças ao cardamomo.
O Lujain oferece cadeirão para crianças pequenas e estacionamento gratuito no jantar de 2ª a domingo, e no almoço aos finais de semana. Mas precisa reservar vaga no estacionamento pelo WhatsApp do restaurante (11 – 91563-9777) e passar seu nome, modelo, cor e placa do veículo, e o horário aproximado que vai chegar.
Última atualização realizada em 28/09/2022 16:59:21
Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!