Tudo sobre margarita
Saiba mais sobre o drink de origem mexicana
Por Michelly Lelis | 30 de Julho 2020
Considerada como um dos clássicos contemporâneos, segundo a Internation Bartenders Association, a margarita faz sucessos em milhares de bares e restaurantes do mundo todo. O coquetel composto por tequila, sal, suco de limão e licor de laranja, conquistou rapidamente o paladar das pessoas que frequentam os estabelecimentos. De cor variada, a bebida é um dos símbolos do México e possui dez versões oficiais da sua origem. Confira agora, tudo sobre margarita:
O que é margarita?
Como já dito, a margarita é uma bebida alcoólica conhecida mundialmente. O tradicional drink mexicano possui como base tequila, suco de limão e licor de laranja. O seu teor alcoólico pode variar entre 15 a 17% e possui um dia especial para comemorar a sua criação: 22 de fevereiro.
Origem da margarita
Assim como a grande maioria dos drinks, não se sabe ao certo quando a bebida foi criada. No entanto, dizem que a margarita pode ter sido inventada por volta de 1940, em honra à Margarita Henkel, filha de um embaixador alemão, que estava no México na época. Há também a versão que foi criada por Margaret Sames, mulher da alta sociedade que passava férias no território mexicano e costumava misturar bebidas aos seus convidados. No entanto, como já dito, há dez versões oficiais sobre a sua criação. A história de origem com data mais antiga é de 1934: o barman Willie, do restaurante “Los dos Repúblicas”, localizado em Matamoros, criou o drink em homenagem a belíssima senhorita Marguerite Hermey, frequentadora do recinto devido a amizade com os donos.
Receita da margarita
Ingredientes
1 colher (café) de açúcar • 30ml de licor de laranja • 30ml de suco de limão taiti • 60ml de tequila • gelo.
Em uma coqueteleira, coloque gelo, açúcar, licor de laranja, suco de limão e tequila. Agite até o copo ficar gelado. Passe limão na borda do copo. Coloque sal em um prato raso e mergulhe a borda do copo. Coloque o drink no copo, sem o gelo. Sirva.
Variações da margarita
Além da tequila, açúcar, licor de laranja e suco de limão, há também receitas que inovam, utilizando outras frutas e outras bebidas em seu preparo. Veja algumas variações da margarita:
Margarita de cerveja
Ingredientes
4 long neck da cerveja de sua preferência • 1 copo (250ml) de tequila • 3 copos de sorbet de limão, descongelados • fatias de limão.
Em uma jarra grande, misture a cerveja, tequila e sorbet descongelado, delicadamente para não tirar o sabor da cerveja. Passe o limão na borda do copo. Coloque sal em um prato raso e mergulhe a borda do copo. Despeje as margaritas nos copos e decore com uma fatia de limão.
Margarita blue
Ingredientes
50ml ou 1 dose de tequila prata • 50ml ou 1 dose de Cointreau ou Triple Sec* • 25ml ou ½ dose de curaçau blue • 1 limão espremido • cubos de gelo.
Reúna numa coqueteleira a tequila, Cointreau ou Triple Sec, limão espremido, curaçau blue e cubos de gelo. Bata até o gelo derreter. Passe o limão na borda do copo. Coloque sal em um prato raso e mergulhe a borda do copo. Coe o líquido da coqueteleira dentro da taça. Sirva.
Frozen margarita
Ingredientes
2 copos cheios de gelo • 120ml de tequila • 160ml de suco de limão • 80ml de licor de laranja.
Coloque os ingredientes no liquidificador e bata, deixando alguns pedaços de gelo. Passe o limão na borda do copo. Coloque sal em um prato raso e mergulhe a borda do copo. Despeje o frozen na taça. Sirva.
Curiosidades
A margarita é um dos drinks mais populares nos Estados Unidos e um dos drinks preferidos de Charles Harper, personagem fictício protagonista da série de televisão sitcom “Two and a Half Men”, interpretado por Charlie Sheen. Além disso, a tradução atual de espanhol para inglês da palavra “margarita” é “daisy”.