Tudo sobre dry martini Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-proibido-bebidas-a-menores.gif

    Tudo sobre dry martini

    Tudo sobre o drink conhecido como “rei dos coquetéis”

    Por Augusto Nascimento | 14 de Junho 2023


    Na lista oficial da IBA, International Bartenders Association, o dry martini figura entre os Clássicos Inesquecíveis. O coquetel é feito com gin e vermute seco, na proporção básica de seis para um, com os ingredientes misturados e coados (modalidade mexida), servido em uma taça martini gelada e finalizado com azeitona verde e um twist opcional de limão. Considerado como “rei dos coquetéis”, sua origem remonta ao século 19.
     

    O que é dry martini?

    O dry martini (ou apenas martini) é um dos drinks mais clássicos do mundo. No entanto, seu preparo é controverso, já que cada bartender tem sua própria visão sobre detalhes do processo. Ele ganhou notoriedade mundial após aparecer no cinema, com o agente britânico 007 do MI6, James Bond, principal personagem dos livros de espionagem de Ian Fleming.
     

    Origem do dry martini

    Como acontece com outros drinks, não se sabe ao certo a história do dry martini. Mas, até chegar à versão atual, sua receita transformou-se bastante ao longo dos anos. Pela árvore genealógica desse coquetel, passam outros clássicos como o manhattan (a versão nova-iorquina do old fashioned, com vermute rosso) e o martinez, que teria sido criado por Jerry Thomas, considerado o pai da coquetelaria, e é basicamente uma versão do manhattan com gin. 
     

    Variações de dry martini

    O clássico coquetel, presente em quase todos os bares de coquetelaria internacional, possui numerosas variações. A mais famosa é o vodka martini, com  vodka no lugar do gin. Alem dessa, são variações dirty martini, gibson, vesper, sem falar nos fruit martinis, como o cosmopolitan. Confira:
     

    Dry Martini (martini seco)

    Ingredientes:
    10 ml vermute seco (extra dry) • 60 ml gin • 1 azeitona verde.
     
    Coloque gelo no mixing glass gelado, seguido do gin e do vermute e misture durante cerca de 15 segundos. Sirva na taça de martini com uma azeitona e um twist opcional de limão siciliano.
     

    Vodka Martini

    Ingredientes:
    10 ml vermute seco (extra dry) • 60 ml vodka • 1 azeitona verde.
     
    Coloque gelo no mixing glass gelado, seguido da vodka e do vermute e misture durante cerca de 15 segundos. Sirva na taça de martini gelada com uma azeitona e um twist opcional de limão siciliano.
     

    Gibson

    Ingredientes:
    10 ml vermute seco (extra dry) • 60 ml gin • 1 cebola pérola em conserva.
     
    Coloque gelo no mixing glass gelado, seguido do gin e do vermute e misture durante cerca de 15 segundos. Sirva na taça de martini gelada com a cebola e um twist opcional de limão siciliano.
     

    Dirty martini (martini sujo)

    Ingredientes:
    7 ml água da conserva da azeitona • 10 ml vermute seco • 60 ml gin • 1 azeitona verde.
     
    Coloque gelo no mixing glass gelado, seguido do gin, do vermute e da água da azeitona e misture durante cerca de 15 segundos. Sirva na taça de martini gelada com uma azeitona e um twist opcional de limão siciliano.
     

    Vesper Martini

    Ingredientes:
    45 ml gin • 15 ml vodka • 7 ml Lillet Blanc • 1 zest de linão siciliano.
     
    Coloque gelo na coqueteleira, seguida do gin, vodka e Lillet Blanc. Feche a coqueteleira e bata por 12 segundos. Sirva na taça de martini gelada com um twist de limão siciliano.
     

    Cosmopolitan

    Ingredientes:
    45 ml vodka • 20 ml triple sec • 30 ml suco de cramberry • 10 ml limão • 1 zest de laranja.
     
    Coloque gelo na coqueteleira, seguido da vodka, triple sec, suco de cramberry e limão. Bata durante 12 segundos. Coe em uma taça de martini gelada. Adicione a zest de laranja e sirva.
     

    Curiosidade sobre o dry martini

    Como já foi mencionado, o drink ganhou notoriedade através dos filmes de James Bond, o agente 007. No filme 007 – Os diamantes são eternos, de 1956, o personagem pronúncia pela primeira vez a frase “shaken, not stirred”, a respeito da sua preferência peculiar pela bebida batida e não mexida. 
    Augusto Nascimento

    Augusto Nascimento

    Bartender, mixologista e sommelier com mais de dez anos de experiência no setor de bebidas. É formado em Gastronomia pelo Senac-SP e Anhembi Morumbi, como bartender pelo DBA e sommelier de cerveja pela Doemens Academy. É coordenador de cursos do BaresSP, responsável pela área de coquetelaria e bar.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo