Movimento Ocupa Rua busca ajudar na retomada de bares e restaurantes
Movimento de diversos grupos deve regulizar uso de calçadas por bares
Por Victor Curcio | 24 de Julho 2020
Para ajudar na retomada das atividades gastronômicas de São Paulo, diversas medidas tiveram que ser tomadas e alguns ajustes feitos. Uma das grandes demandas do setor foi a solicitação de uso de calçadas para servir os clientes em ambiente aberto, oferecendo mais segurança. Medida que foi adotada em diversos lugares como Nova York, Milão e Espanha. Em um primeiro momento a solicitação foi negada pela prefeitura de São Paulo.
Com todo esse cenário foi criado o movimento “Ocupa Rua”, esse busca ceder espaço para mesas de bares e restaurantes em calçadas da cidade de São Paulo. O movimento é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com apoio do escritório de arquitetura Metro Arquitetos e a crítica gastronômica Alexandra Forbes. Para a execução do projeto foram determinadas algumas medidas básicas como distanciamento entre mesas de 1.2m e disponibilidade de totens de álcool em gel.
O projeto deve começar a ser executado no próximo sábado (01/08), na Praça da República. Se bem avaliado, deve seguir para outros lugares da cidade.