Heineken Zero
A marca tradicional lança cerveja com zero teor alcoólico
Por Michelly Lelis | 14 de Julho 2020
A marca de cerveja Heineken está presente de Norte a Sul no Brasil e também em diversos outros países. A inconfundível garrafa e/ou lata verde toma espaço de diversos bares e restaurantes e possui uma longa história, que iniciou em 1873 e, desde então, é sucesso absoluto. Quando questionado o significado de “Heineken”, a marca enfatiza que é um nome predominantemente masculino que expressa “sobrenome do criador de uma marca de cerveja hoje famosa em todo mundo”. Confira agora tudo sobre Heineken:
A história da Heineken
Como dito, a história da Heineken iniciou em 1873. O jovem empreendedor, Gerard Heineken, descobriu a paixão pelo preparo de cerveja e, com isso, adquiriu um terreno no que agora é o centro de Amsterdã. Com a ideia, construiu uma cervejaria e aperfeiçoou a receita que viria a se tornar a primeira cerveja lager “premium” da Holanda. Logo, as notícias se espalharam e o nome, Heineken, estampado em todas as garrafas e tornou-se um símbolo nacional de qualidade. Nos 140 anos seguintes, sua cervejaria se expandiu e os filhos e netos de Gerard exploraram novos mundos, mas o nome na garrafa sempre permaneceu o mesmo.
Além do nome, os ingredientes puros e naturais também se mantém: cevada maltada, água, lúpulo e uma pequena, mas significativa, adição chamada levedura tipo A. O último ingrediente é exclusivo da Heineken é responsável pelo rico equilíbrio do sabor e as notas frutadas sutis que distinguem todas as cervejas da marca desde o século XIX, como também o uso de tanques horizontais que proporcionam a pressão perfeita para a levedura tipo A. Por essa razão, o sabor diferenciado da cerveja.
Heineken no Brasil
A marca chegou ao território brasileiro apenas em 2010 pela FEMSA, fabricante das marcas Kaiser e Sol no país, supervisionada pela Heineken Brouwerijen B.V. de Amsterdã. Sete anos mais tarde, adquiriu a Brasil Kirin, com as marcas Devassa, Baden Baden, Schin, Glacial e Eisenbahn, transformando a empresa na segunda maior fabricante de cervejas do Brasil, atrás somente da Ambev. Em pouco tempo, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos como principal mercado consumidor da marca, tendo superado também França e Holanda que juntos ocupavam as 3 primeiras posições de consumo da Heineken no mundo. O fenômeno ressalta a continuidade da chamada “premiunização” do mercado de cerveja brasileiro, no qual, de forma gradual e consistente, o público possui capacidade de renda migrar seu consumo para marcas de maior valor.
Presença da marca
A Heineken aposta em seu Marketing e Publicidade e, devido a isso, possibilitou a consolidar globalmente em várias áreas, como no esporte, cultura, diversidade, entre outras. O seu rótulo foi pensado cuidadosamente. Existe uma crença de que antigamente, produtores de cervejas medievais penduravam uma estrela de cinco pontas nos barris que simbolizavam o ar, terra, fogo, água e um quinto que garantiria a qualidade da bebida. Além disso, as duas medalhas remetem aos prêmios holandeses adquiridos em Paris no século XIX, assim como o diploma de honra em Amsterdã, em 1883. Por fim, na logomarca, o “e” foi desenhado para ser ligeiramente inclinado, dando uma impressão de felicidade e sorriso.
A marca é patrocinadora oficial da UEFA Champions League (Copa dos Campões da Europa) desde 2005. Em 2016, criou uma propaganda voltada para as mulheres, como forma de inclusão em um ambiente que já foi majoritamente masculino. O Museu Heineken Experience foi inaugurado em Amsterdã, oferecendo visitas guiadas, exibições e exposições interativas, em que o visitante passa por todo processo de fabricação e chega a interagir com a pá de fermentação, podendo usar e depois degustar a cerveja “criada”.
Heineken Zero Álcool 0.0
Em 2020, a Heineken 0.0 chega ao Brasil. A novidade reforça o comprometimento do Grupo Heineken com o conceito de consumo responsável. Com 0% de ter alcoólico e apenas 69 calorias seguindo a tradição puro malte e uso da levedura A. A produção está sendo feita em Ponta Grossa (PR) e tem a mesma receita dos outros países. No entanto, a novidade estará disponível primeiramente nos pontos de vendas parceiros de todo o estado de São Paulo a partir da primeira quinzena de julho e deve chegar em todo o país até o final de 2020.