Conhecimentos iniciais para investir no bar e restaurante
Saiba como começar no setor de bares e restaurantes
Por Percival Maricato | 19 de Maio 2020
Estar presente no setor de bares e restaurante, contribuindo para diversos estabelecimentos realizarem suas atividades, escrever cinco livros publicados pelo Senac em diversos temas e ser o presidente da ABRASEL, proporciona vasto conhecimento sobre o ramo. Apesar de ser um segmento interessante, não recomendo que alguém entre sem conhecê-lo muito bem. Portanto, com o objetivo de esclarecer sobre alguns temas, será levantado tópicos do setor para contribuir nos ensinamentos para quem deseja aventurar neste ramo da atividade econômica, com destaque aos conhecimentos iniciais para investir:
Uma das condições preliminares para investir neste setor é entendê-lo muito bem, tirar qualquer tipo de ilusão, saber concretamente o tipo de mercado, o que é necessário, concorrência, informa-se das datas comemorativas etc. Além de parecer ser um setor fácil de adentrar, as notícias criam a ilusão que o indivíduo logo se tornará um empresário bem sucedido. No entanto, muitos perdem o patrimônio, o investimento, fecham as portas e perdem o empreendimento.
Portanto, é importante é ir atrás de conhecimento: saber como funciona, falar com as pessoas que já está no ramo para perceber o que é o mercado, o estabelecimento e a empresa. Assim, passar a focar na montagem, ao conceito, plano de negócio e analisar os custos. É importante lembrar que o empresário deve ser muito bom em relacionamento para aplicá-lo com o funcionário, fornecedor, vizinho, cliente, autoridades, ou seja, ser flexível e paciente. Capacidade de empreender e estar no negócio o tempo todo, além de formar uma boa equipe e injetar o marketing. Logo, o pequeno empresário tem que saber de todas as áreas de empresa, desde a questão financeira e recursos humanos ao básico do direito e demais pontos. Para o grande, basta chamar o especialista.
30% das empresas fecham as portas antes dos dois anos de vida, ou seja, é um ramo com muita concorrência. Essa gestão exige muita referência e, apenas aqueles que são bem informados e sabem tomar decisões, poderão ser vencedores neste mercado. No entanto, a concorrência é algo permanente e o empresário deve ter sempre em vista, pois ela ocorre em todos os setores da atividade. Todos os dias nascem novos restaurantes, novas tendências e legislações, por exemplo.
Digo mais uma vez: o conhecimento sem ilusões é fundamental, além de muito trabalho. Permanentemente, o empresário deve dar o exemplo, relacionar com os clientes e bancos; ter controle e tomar decisões rápidas. Caso o negócio não esteja dando certo pode-se alterar e ir para outra atividade, ampliar ou aumentar o delivery, adotar o take-away, expandir para eventos, entre outros pontos. Sempre há uma possibilidade de fazer alterações quando não está dando certo. Com o êxito, a indicação é continuar a tomar as decisões certas, podendo pensar em abrir franquias ou filiais e se tornar um grande empresário. Existe muito risco, inclusive para o patrimônio pessoal, mas também há chance de sucesso. Depende, apenas, do empresário.
Percival Maricato
Advogado desde 1976, destaca-se como homem público com passagens pelo PNBE, Cebrasse, FIESP, FECOMERCIO e atualmente Diretor Institucional da ABRASEL-Associação de Bares e Restaurante. Escritor do livro "Como montar e administrar bares e restaurantes". Defensor do setor pela Maricato Advogados e palestrante pelo Instituto Percival Maricato.