8 Principais benefícios de investir em um restaurante sustentável e como fazê-lo Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-unilever-300x250.jpg

    8 Principais benefícios de investir em um restaurante sustentável e como fazê-lo

    8 dicas para investir em um restaurante sustentável

    Por Redação BaresSP | 06 de Junho 2022


    Restaurantes sustentáveis e ecoeficientes têm chamado muito a atenção dos consumidores que valorizam ações em prol do meio ambiente e cidadania.

    Além de atrair mais clientes, investir na promoção da sustentabilidade no seu restaurante pode auxiliar na redução de custos fixos como os valores gastos com água, luz, insumos e outros.

    Vale lembrar também que para que um bar, restaurante ou casa noturna alcance as suas metas e fidelize os seus clientes, é preciso mais do que apenas oferecer pratos saborosos e prestar um bom atendimento. Apesar de isso ser essencial,existem outras características importantes que o público moderno leva em consideração na hora de escolher onde comer ou beber e a sustentabilidade é uma delas.

    Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ações sustentáveis no seu restaurante, bem como as vantagens e motivos para fazê-lo. Confira no conteúdo abaixo.

    O que é um restaurante sustentável?

    Um restaurante sustentável é um estabelecimento gastronômico que busca aplicar conceitos e ações que beneficiam o meio ambiente e poupam os seus recursos, possibilitando o mantimento ou expansão da empresa sem afetar drasticamente a natureza, as ações ou gerações futuras.

    Para entender melhor, podemos pensar na questão do uso de sacolas plásticas, por exemplo. Após o seu uso e descarte, a decomposição desse item é bastante lenta e traz danos irreparáveis para o meio ambiente. Neste caso, substituir as sacolas plásticas por sacolas de papel ou reutilizáveis seria uma excelente solução.

    Assim, na gastronomia e nos restaurantes sustentáveis, procura-se buscar pontos que possam ser repensados e que ajustados otimizem o processo de produção e solução de demandas sem impactar na natureza.

    Quais são as vantagens da gastronomia sustentável?

    Além de reduzir os malefícios da intervenção humana no meio ambiente e promover ações que o público consumidor simpatiza, outros benefícios de promover a sustentabilidade no seu restaurante, são:

    • estimular a pecuária e agricultura local,

    • reduzir a emissão de gases poluentes,

    • diminuir a produção de resíduos,

    • estimular a produção e consumo de alimentos saudáveis,

    • conservar a biodiversidade, dentre outros

     

    Quais são as vantagens e benefícios para o restaurante em adotar ações sustentáveis?

    Todas as ações mencionadas trazem, de alguma forma, retornos positivos ao próprio estabelecimento.

    Ao reduzir o desperdício e promover o consumo consciente, por exemplo, a empresa diminui as perdas em itens e alimentos que seriam descartados, ao passo que melhora o aproveitamento dos insumos gerando uma economia significativa.

    Outro aspecto em alta é o investimento em fontes de energia alternativa, como os paineis fotovoltaicos, já que essa solução é considerada limpa, pouco poluente e capaz de proporcionar economias reais para o seu negócio a longo prazo.

    Além disso, adotar ações desse tipo fornece à empresa um diferencial competitivo, tanto na possibilidade de redução de valores dos produtos do cardápio, viabilizada pelas economias geradas nas áreas corretas,quanto pela possibilidade de utilizar o selo de restaurante saudável como estratégia para torná-lo mais atrativo em relação à concorrência.

    Se esse for o caso, uma boa dica é utilizar as mídias sociais para quantificar as suas ações e resultados, auxiliando as pessoas a compreenderem os objetivos atingidos.

    Você pode, por exemplo, divulgar quantos quilos de alimentos a sua equipe conseguiu evitar o desperdício em uma semana, ou quantos litros de água foram economizados por conta da coleta de água da chuva no período de um mês, ou ainda quantos quilowatts de energia foram reduzidos em um ano em função da implementação de painéis solares.

    Assim, será possível chamar a atenção das pessoas que se preocupam com a causa e solidificar a imagem do seu negócio.

    Saiba como tornar o seu restaurante mais sustentável na prática

    Agora que você já sabe como funcionam os restaurantes sustentáveis e quais são os benefícios de adotar esse tipo de prática no seu negócio tanto para a empresa quanto para o meio ambiente, entenda como fazer isso acontecer por meio de ações simples e pequenas mudanças na rotina da equipe.

    organico

    Prefira itens orgânicos dos produtores locais

    O Brasil é o líder mundial no uso de agrotóxicos nocivos à saúde humana e à natureza. No entanto, ao comprar produtos orgânicos de produtores regionais, além de incentivar a economia local, é possível oferecer alimentos mais saudáveis aos seus clientes e reduzir os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente.

    Fazendo isso, é evitada também a poluição do ar por gases poluentes emitidos em transportes logísticos dos grandes centros de distribuição.

    Caso o local onde o seu restaurante esteja localizado permita, uma boa ideia pode ser a construção e cultivo de uma horta própria, assim você mesmo poderá produzir os seus próprios ingredientes para montar os pratos do menu.

    evite desperdicio

    Evite o desperdício

    É possível reduzir o desperdício da sua cozinha a zero! Sim, muitos restaurantes já fazem isso. É possível utilizar até mesmo as sobras dos produtos para preparar deliciosos caldos e sopas, por exemplo, ou ainda fazer compostagem. Assim, você aproveita melhor os insumos e reduz a quantidade de resíduos orgânicos.

    iluminação

    Repense a iluminação do seu restaurante

    Busque pontos de iluminação natural nos ambientes e utilize-os ao máximo. Caso seja possível, adote os modelos de energia solar ou fotovoltaica. Caso contrário, as lâmpadas fluorescentes ou LEDs são uma boa opção, já que elas consomem menos energia e possuem uma vida útil mais longa.

    Você também pode contar com sensores de presença que garantam que as luzes permaneçam apagadas sempre que não houver presença ou necessidade de uso no local.

    economize agua

    Colete e economize água

    Apesar de parecer uma medida simples, utilizar cisternas ou reservatórios para coleta da água da chuva permitirá que o restaurante a utilize, principalmente em épocas de seca, para atividades como a limpeza de banheiros ou áreas externas.

    colaboradores

    Capacite os seus colaboradores

    Não deixe de investir em treinamentos para habilitar a sua equipe a trabalhar de maneira sustentável.

    Essas capacitações otimizam tarefas como a limpeza de louças, higienização de alimentos e ambientes, ensinando como fazê-las da melhor forma tanto para a natureza quanto para a empresa, otimizando os custos e o tempo envolvido, gerando economia sustentável sem impactos negativos para os resultados do seu negócio.

    embalagens

    Reduza o uso de plástico, papel e similares

    Você pode reduzir a necessidade de insumos desse tipo por meio de algumas substituições como:

    • substitua embalagens plásticas por versões sustentáveis ou recicláveis,

    • troque o guardanapo de papel pelo modelos em tecido,

    • prefira usar comandas eletrônicas, digitais ou de cartões em vez dos modelos tradicionais em papel.

    separe o lixo

    Separe o lixo corretamente

    Apesar de parecer óbvio e básico, reciclar os lixos seletiva e corretamente no seu restaurante é essencial. Mesmo assim, essa medida, muitas vezes, acaba passando despercebida.

    Ao separar o lixo é possível destinar adequadamente cada tipo de resíduo para o descarte correto. Para fazer isso, você pode diferenciar as lixeiras tanto na cozinha quanto nas áreas externas.

    banheiro sustentavel

    Tenha um banheiro sustentável

    Adaptar o banheiro do seu restaurante para um modelo sustentável parece ser uma tarefa complexa, mas na verdade não é. Com medidas simples é possível obter grandes resultados. Para isso você pode:

    • substituir as toalhas de papel por tecido, ou optar por um secador de mãos, que será ainda mais perfeito se sua energia for ecologica,

    • inserir sensores de presença para evitar que as luzes fiquem acesas desnecessariamente,

    • apostar em torneiras ligadas por meio de sensores de movimento, evitando desperdícios de água.

     

    Certamente, ao adotar essas medidas simples, serão obtidos grandes e positivos resultados para o meio ambiente, a economia do seu restaurante e para a valorização da sua marca.

    No entanto, se não for possível fazê-las todas de uma vez, não se preocupe, mudanças ocorrem gradativamente e mesmo assim são notadas pelos clientes! Você pode aos poucos inserir ações sustentáveis até tornar o seu estabelecimento completamente ecoeficiente.

    Gostou das dicas? Então, salve esse conteúdo para não esquecer e aplicar cada uma delas conforme a sua estrutura permitir. Compartilhe com a sua equipe e debatam ideias construtivas para potencializar a imagem e a economia do seu negócio ao passo que cuidam do meio ambiente.

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo