• Lar Sírio Pró-Infância
    Lar Sírio Pró-Infância Guia BaresSP

    Lar Sírio Pró-Infância
    Rua Serra de Bragança,1086 - Tatuapé, São Paulo - SP - 03318-000

    arroba-bar34-22.jpg

     

    O Lar Sírio Pró-Infância é fruto do empreendimento de um grupo de jovens integrantes da sociedade mocidade Homcie. Eram todos imigrantes oriundos da cidade de Homs, na região central da Síria e que aqui trabalhavam como pequenos comerciantes e mascates.
     
    Efetivamente, a imigração sírio-libanesa para o Brasil não foi exatamente uma questão de opção para muitos dos imigrantes que aqui chegaram. O contexto sócio-político daquele país, por ocasião da vinda dos primeiros imigrantes, não apresentava outras perspectivas viáveis.
     
    Assim é que face os problemas internos na Síria (falta de perspectivas econômicas em um país pequeno e super povoado, cujo governo era contestado pela facção étnica turco-otomana, com sangrentos conflitos civis) os sírios que aqui chegaram fugiam da guerra civil e da perseguição religiosa, pois tinham como orientação religiosa o cristianismo ortodoxo.
     
    “Muitos sírios e libaneses fugiram para não ter de servir o exército turco. Como em seus papeis anotava-se a nacionalidade turca, ao chegar ao Brasil começaram a ser chamados de “turcos”, o que para eles era uma ofensa”. [1]
     
    Como costuma acontecer em comunidades que vivem longe de seu país de origem, em uma terra de tradições e costumes ainda ignorados, os imigrantes passaram a viver em comunidades, com a finalidade de ajuda recíproca para mais facilmente vencerem a dificuldade que é construir a vida em um país estranho.
     
    Depreende-se tal motivo do depoimento de Emilio Gabriel Bonduki quando afirma que, entre outros, o objetivo do grupo, então, era angariar fundos para remessa às famílias necessitadas de sua cidade natal. Os recursos vinham de contribuições pessoais e de bilheteria de peças teatrais que encenavam”. 
     
    Em meados de 1923, com o aparecimento de três órfãos da própria colônia, tentaram o abrigamento junto a um Orfanato, mantido pelo norte-americano Cooper no Município de Suzano.  Incentivados e orientados pelo americano, o grupo aceitou o desafio de criar um próprio orfanato. Assim, angariando fundos junto à Comunidade Síria, compraram a Chácara no bairro do Tatuapé.
     
    Foi fundado em 1923, originalmente com o nome de “Orphanato Syrio” e ocupava uma chácara, onde está localizada atualmente sua sede. Abrigava, a princípio cinco crianças.  Ao longo de sua trajetória histórica, e como ficou constatado, o objetivo inicial, ou seja, prestar amparo a crianças órfãs da comunidade Síria, foi aos poucos mitigado, pelo mero fato de que, com o passar dos anos, a comunidade Síria foi se inserindo na formação da cultura brasileira. Já não era vital a distinção entre imigrantes e brasileiros.
     
    ​Em 2005 é criado o Programa de Apoio Socioeducacional (PASE), atendendo crianças de 4 a 14 anos e o serviço de abrigamento foi reordenado, dando origem ao atual Programa Família Berço da Vida. Em 2007 foi criado o Programa de Apoio Profissionalizante (PAP) para jovens acima de 15 anos com o objetivo de prepará-los para o mundo do trabalho e desenvolver o interesse pela busca constante de conhecimento.
     
    Reformas, ampliações, programas, parcerias e eventos seguiram sendo realizados para melhor atender as crianças, os jovens e suas famílias. 
     
    A partir de 2018 inicia-se um trabalho socioeducativo e de gestão institucional direcionado à construção de resultados a curto e médio prazos, cujos processos estão sendo construídos por meio do trabalho com valores universais e com o objetivo de alcançar o que foi proposto para a Visão 2023 e para a Visão 2028 do Lar Sírio Pró-Infância, disponíveis na página Princípios nesse site.
     
    Em 2023 o Lar Sírio Pró-Infância completa 100 anos de existência no dia 10 de julho e segue sua vocação de ser lar, apoio, afeto e família para as crianças e jovens mais vulneráveis.
     
    Telefone: (011) 2092-4811
    E-mail: larsirio@larsirio.org.br
    Facebook: facebook.com/larsirio/
    Instagram: larsirio
    Site: http://www.larsirio.org.br/
    Horário: Segunda a Sexta das 08h às 18h

    Última atualização realizada em 12/06/2024 14:18:00
    Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!

    Localização Lar Sírio Pró-Infância

     
     
     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
    •  
     

    Notícias BaresSP

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     
     

    Fornecedores Associações em São Paulo

     
     

    Agenda de Eventos de Fornecedores em São Paulo

     
     
    BaresSP publicidade 980x90 bares
     
    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo