Assim, em 1980, foi criado o Projeto Tartarugas Marinhas. O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos. Em 1988 foi criada a Fundação Pró-Tamar para apoiar os trabalhos de conservação e pesquisa.
O Projeto Tamar é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha, sendo modelo para programas e projetos do Brasil e de outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.
A base da Fundação Projeto Tamar de Ubatuba foi a primeira instalada em uma área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro, tendo como principal objetivo combater a ameaça da pesca sobre esses animais. O Centro de Visitantes recebe cerca de 140 mil pessoas/ano e conta com uma completa infraestrutura de educação ambiental, informação e lazer, com espaços temáticos, tanques e aquários, auditório, espaço para exposições, espaço cultural, loja e lanchonete.
E-mail: fundacao_projetotamar@tamar.org.br
Facebook: facebook.com/ProjetoTamar/
Instagram: projeto_tamar_oficial
Site: http://www.projetotamar.org.br/
Horário: Segunda e Terça das 10 ás 17h
Quinta a Domingo das 10 ás 17h
Última atualização realizada em 14/09/2023 11:16:32
Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!