Uma ampla varanda que ocupa praticamente todo o espaço da casa é o ponto alto do recém-inaugurado Bar Veredas que aproveita da pacata movimentação da rua e a bela vegetação da Praça João Francisco Lisboa para proporcionar aos clientes uma sensação de harmonia. O novo endereço conquista o público jovem e despojado por oferecer pratos da gastronomia brasileira com uma pitada de sofisticação e criatividade, além de diversos aperitivos que vão desde os tradicionais pastéis até a elaborada torrada de pão servida com queijo fundido, tutu de feijão, paçoca de pilão e couve manteiga. As caipirinhas de frutas exóticas e o chopp Brahma são as bebidas mais apreciadas, mas a casa ainda conta com 18 rótulos de whisky, uma variedade de cachaças e 60 rótulos de vinhos de diversas regiões. Um telão fica estrategicamente posicionado na varanda e exibe shows, documentários e jogos clássicos de futebol. De quinta a sábado o DJ Beto Cury toca seu set. O Bar Veredas fica localizado na Vila Madalena ao lado do bar Pé de Manga.
O nome Veredas é uma homenagem à obra do escritor João Guimarães Rosa: Grande Sertão: Veredas e aos anos dourados brasileiros quando J.K chegou à presidência, ao momento cultural que o país vivia e à bossa nova. O projeto, desenvolvido pela arquiteta Marina Grinover e Paula Pompeu de Toledo, segue a mesma linha da década de 50; muito concreto e aço. Um painel de madeira, obra da artista plástica Elisa Bracher completa a decoração da casa. A iluminação não foge ao estilo; o salão interno é iluminado por bolas coloridas de luz. O projeto foi criado por Ricardo Heder. O cardápio é assinado pelo chef Ricardo Paulillo da Casa dos Chefes e executado por Bruce Le Greco.
Sugestões do Cardápio
Petiscos: Veredas – feijoada em formato de bolinho, servida com seu molho levemente picante; Sertões - torradinha de pão, queijo fundido, tutu de feijão, paçoca de pilão e couve manteiga; São Gregório - carne de sol puxada na manteiga de garrafa, acompanhada de mandioca frita. Saladas: M. Ester Bueno – cestinha crocante, folhas verdes, lascas de salmão, fios de cenoura e tomate cereja e molho de mostarda com mel; Ceaser salad – folhas verdes, lascas de parmesão, fatias de tomate seco, fatias de frango grelhado, croutons e molho especial de queijos. Sanduíches: Encruzilhadas – (3 pequenos burgueres) salmão, carne bovina e frango. Acompanha vinagre e fritas; Carne Louca – tradicional recheio de carne louca preparado com molho especial. Pratos: Vinicios de Morais – Filet mignom grelhado com molho de pimenta biquinha e rôsti de mandioquinha com cenoura; Jorge Amado – camarões grelhados, molho thai e cuscuz marroquino; Caymmi – salmão grelhado, ao molho de tamarindo, servido com risoto de shitake com maçã verde. Sobremesas: Petit Gateau; Frutas grelhadas em sopa de morango – manga e abacaxi grelhadas, servido em sopa de morango.
Existe um estabelecimento aberto nesse endereço:
Olívio Bar
Rua Delfina,196-Vila Madalena, São Paulo - 05443-010