O Bar do Alemão foi fundado em 1968 e é um ponto de encontro de sambista, músicos, jornalistas, intelectuais e boêmios em geral. Durante seus mais 40 anos de existência passaram pela casa músicos e compositores como, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulo César Pinheiro, Beth Carvalho, Clara Nunes, Paulinho da Viola, Carlinhos Lira, Vinicius de Moraes, Toquinho, Baden Powell, Yamandu Costa, Serginho Leite, Luis Nassif, entre outros.
Na parte gastronômica, o estabelecimento é famoso por seu Filé à parmegiana. Também existem no cardápio opções como o Eisbein (joelho de porco cozido ou frito com chucrute e batatas cozidas), Kassler, Filé ao molho madeira, ou as Porções de frango à passarinho, Bolinhos de bacalhau, Brusqueta, Enroladinhas de berinjela ou abobrinha, pastéis, salsichão ou a tradicional salada de batatas com salsichas.
O chopp Brahma é tradicionalmente bem tirado, e muito elogiado pelos clientes. A decoração do local é inspirada na Bavária. E as tvs da casa exibem os jogos dos campeonatos nacionais de futebol.