Fundada em 1967 pelo engenheiro Mário Carneiro, a Casa do Pão de Queijo é uma das maiores redes de snacks do Brasil. Com mais de 450 franquias espalhadas nos principais shoppings, hipermercados, galerias, ruas e avenidas das grandes cidades, a empresa é líder em número de unidades franqueadas no segmento de cafeteria no País. Em 2008, faturou R$ 230 milhões e a expectativa de crescimento para 2009 é de 20%.
Tudo começou com a receita exclusiva de pão de queijo da d. Arthêmia, mãe do fundador do negócio, que fazia tanto sucesso entre os conhecidos que a família decidiu abrir uma pequena loja no Largo do Arouche, em São Paulo. A pequena loja prosperou tanto que chegou a vender, em apenas um dia, 42 mil pães de queijo. Já na década de 80, a Casa do Pão de Queijo alcançou a marca de 13 lojas próprias e, para continuar expandindo adotou, em 1987, um novo modelo de atuação baseado em franquias, principal negócio da companhia atualmente. Tanto que hoje ela não possui lojas próprias.
Em 2000, a empresa recebeu aporte do fundo de investimento gerido pelo Pátria Investimentos. A partir daí, o negócio cresceu vertiginosamente e, com isso, três formatos de lojas foram lançados: P1, com 80 m², normalmente as lojas de rua; P2, entre 30 a 40 m², habitualmente lojas em shoppings e hipermercados; e P3, de até 20 m² (quiosques, torres ou lojas instaladas dentro de outra loja).
Com os novos formatos, foram incorporados ao cardápio da rede diversos outros produtos, como sucos e sanduíches. O sucesso foi imediato. Presidida pelo executivo e neto de d. Arthêmia, Alberto Carneiro Neto, anualmente a Casa do Pão de Queijo atende cerca de 32 milhões de pessoas, serve mais de 36 milhões de pães de queijo, 23 milhões de xícaras de café, 6 milhões de folhados salgados e 1 milhão de folhados doces.
Para estimular a expansão e, ao mesmo tempo, garantir o alto padrão dos produtos vendidos nas lojas, em 2001 a Casa do Pão de Queijo estabeleceu em Itupeva, interior de São Paulo, uma fábrica própria, com apoio de mais de 100 fornecedores homologados. Os alimentos são de alto padrão e produzidos de acordo com os mais rígidos controles de qualidade da rede.
Atualmente, o Sudeste representa o maior mercado para a empresa, com 317 lojas localizadas, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Mas o crescimento expressivo em outros Estados já pode ser notado: a região Nordeste concentra 61 estabelecimentos, o Sul 26, o Norte tem 23 unidades e o Centro-Oeste, 20 lojas.
Presente ainda em hospitais, magazines, livrarias, locadoras, aeroportos, terminais rodoviários e universidades, a Casa do Pão de Queijo foi eleita em 2006 a terceira marca mais admirada do segmento de fast-food, segundo pesquisa da Interscience. Hoje a companhia emprega 200 pessoas e gera 5.200 empregos indiretos.
Em 2007, pelo segundo ano consecutivo, a empresa ganhou a pontuação máxima na pesquisa As Melhores Franquias do Brasil, promovida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e realizada pela FGV Projetos, núcleo de consultoria da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Premiada com o selo Cinco Estrelas, a Casa do Pão de Queijo foi a líder entre as dez maiores franquias em faturamento e em número de unidades.
Existe um estabelecimento aberto nesse endereço:
Empório Frei Caneca - Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca,569-Consolação, São Paulo - 01307001