Quando se fala em culinária argentina, rapidamente se pensa nos maravilhosos cortes de carne, em churrascos. Certo?
Errado! Ou ao menos é o que propõe a chef consultora Ana Soares, uma craque, que desenvolveu o cardápio do El Punto Gringo, no charmoso Largo do Arouche.
Os sócios são o argentino Juan Troccoli (do Azucar), o fotógrafo Claudio Elisabetsky e seu irmão Cassio Elisabetsky e Sergio Gerab, apaixonados pelo centro da cidade, e a ideia aqui é apresentar um delicioso pedacinho da Argentina, quase desconhecido dos paulistanos: a comida do dia-a-dia.
A decoração, do designer de interiores Marcel Steiner, é típica dos restaurantes informais portenhos, com um detalhe muito especial: na parede, uma série de brasões que o pai de Juan, ex-ministro da República, colecionou ao longo de décadas. O design gráfico é assinado por outro craque, Diego Zaragoza.
O cardápio simples e descomplicado, mas muito saboroso, traz empanadas, choripan – o melhor de São Paulo! –, azeitonas, picles, papaloca (batatas espiraladas servidas com páprica), milanesas, bisteca de boi e de frango e tantas outras opções com certo aroma das cozinhas italiana e espanhola também. Entre as sobremesas, alfaror, almendrado, panqueca de manzana e flan caseiro.
E para beber? Na carta de coquetéis, referências da coquetelaria local, como drinks elaborados com Fernet, Carpano, Cinzano e Vermouth. Também há vinhos por R$ 15,00 a taça.
Quem estiver com pressa, pode pedir empanadas, choripans e papaslocas no caixa e sair se deliciando com os sabores argentinos pelo centro da cidade.