Nomes criativos para restaurantes: Como ter as melhores ideias? Eventos BaresSP 570x300 imagem
    CAFE-ESPECIAL-Arroba-drj.jpg

    Nomes criativos para restaurantes: Como ter as melhores ideias?

    Orientações para você chegar ao melhor nome para o seu restaurante

    Por Redação BaresSP | 16 de Maio 2023


    Existe uma linha muito tênue entre bons e maus nomes para qualquer negócio. Porém, sempre haverá o nome ideal para cada ideia de estabelecimento que se tenha. Visto que o nome da empresa é a primeira caraterística que fará referência a ela, é de extrema importância que seja um termo adequado e que tenha relação com a sua área de atuação, vibração, aparência estética e nicho.

    A seguir, veja algumas orientações que farão você chegar ao melhor nome para o seu restaurante.

    O que é um bom nome de restaurante?

    Um bom nome para restaurantes é aquele que transmite exatamente seu conceito para o cliente, que cria nele uma expectativa e que, em alguns casos, resume exatamente aquilo que ele tem como proposta.

    O que é um nome ruim para restaurantes?

    Maus nomes para restaurantes são aqueles que não passaram por nenhum projeto de idealização. Geralmente, quando não há discussões e estudos acerca do nome, ele tende a ser genérico ou sem personalidade. Outros nomes ruins podem ter cacofonia ou duplo sentido, prejudicando o negócio 

    Pontos de partida ao escolher um nome

    Agora que você tem uma ideia de o que é um bom e um mau nome para um restaurante, chegou a hora de começar a escolher o que melhor se encaixa em seu conceito. Veja alguns aspectos que o nome do seu empreendimento deve transmitir ao público.

    Conceito do restaurante

    Antes de começar a escolha do nome, defina o conceito do seu restaurante, pois alguns insights podem surgir a partir dele. Por exemplo, se seu restaurante é especialista em massas italianas, o nome pode conter algum elemento que lembre isso. 

    Caso se trate de uma franquia familiar, use, quem sabe, o nome da família e algum complemento que remeta à família. Pense em todas as possibilidades ligadas ao seu conceito e escolha aquele que representa com maior amplitude tudo o que é proposto.

    Valores da empresa

    Quando seu restaurante defende algum valor, pode fazer referência a ele no seu nome. Por exemplo, um café ligado à natureza e bem-estar poderia se chamar Gratitude Cafeteria. Já um restaurante vegano, poderia usar Vida Natural ou algo do tipo.

    Visão para o futuro

    Poucas são as ocasiões onde é aceitável a troca de nome do restaurante. Fora delas, o ideal é permanecer por toda a vida do negócio com o mesmo nome. Assim, quando for nomear seu negócio, pense nele a longo prazo.

     

    Ainda que sejam feitas reformas ou mudanças no cardápio, o nome não deve ser alterado por qualquer motivo. Escolha algo que sobreviva ao tempo e que permaneça em alta futuramente.

    Fatores a considerar ao nomear seu restaurante

    Superados os pontos de partida, veja alguns fatores que poderão ajudar você na decisão final, pois são mais ligados à emoção e às avaliações lógicas. Com calma e muita dedicação, chegará ao nome que carregará sua história para sempre.

    Imagine o seu restaurante

    Pense no restaurante como algo concreto e imagine-o com os nomes estudados. Em algum momento, sua emoção falará mais alto por um ou outro. Separe todos os que gostou mais e siga para a próxima etapa da escolha.

    Use a localização para ter ideias

    Quando a localização for estratégica, você pode usar o nome da região ou da rua e incorporar ao nome do seu restaurante. Explore também nomes de:

    • esquinas;

    • pontos turísticos;

    • bairros históricos;

    • recursos regionais;

    • marcos;

    • estações;

    • datas comemorativas da região.

     

    Usar os nomes que remetem à sua localização fortalecem o nome da sua marca e ajudam turistas e visitantes a encontrar seu estabelecimento com maior facilidade.

    Fortaleça sua personalidade

    Todo restaurante precisa ter uma personalidade estabelecida, mesmo que seja um estabelecimento tradicional. Quanto mais você conseguir expressá-la, mais conseguirá se conectar ao seu público.

    Considere as dicas abaixo:

    • restaurantes divertidos podem usar nomes engraçados, bem-humorados e alegres;

    • restaurantes requintados devem ter nomes elegantes e modernos, com poucas palavras;

    • restaurantes familiares podem usar nomes que evocam emoção ou que contem a história do lugar;

    • restaurantes orientais devem conter palavras que lembrem o idioma, a comida e os costumes daquele povo;

    Não tenha pressa para escolher o nome ideal

    Apesar de ser uma tarefa emocionante, não precisa de pressa para escolher o nome definitivo. Muitos rascunhos podem ser feitos e as discussões podem ser muito bem avaliadas. Não defina o nome até se sentir seguro e satisfeito. 

     

    Portanto, não exite em:

    • buscar por uma inspiração;

    • pesquisar bastante;

    • ter muitas ideias;

    • conversar com pessoas experientes;

    • estudar sobre a importância de um bom nome;

    • simplificar ao máximo suas ideias;

    • certificar-se de que será um nome único e cativante.

    Use sua imaginação

    Facilmente desprezamos boas ideias por julgá-las ousadas demais. Porém, os nomes perfeitos podem surgir exatamente delas. Não tenha medo de usar sua imaginação e criar nomes inovadores.

     

    Conte também com a imaginação dos seus amigos, familiares e sócios. Não menospreze, inclusive, sugestões de jovens ou estudantes que começaram recentemente a estudar sobre negócios.

    Contrate um profissional

    Se você ainda está com dificuldades para encontrar o nome perfeito, considere contratar um profissional de naming (nomeação) ou branding (marketing e marca). Eles têm a expertise necessária para ajudá-lo a criar um nome forte e impactante para o seu negócio.

    Gostou dessas dicas? Agora que você já sabe coo escolher o nome ideal para o seu restaurante, bem como adquirir insights de boas ideias, acompanhe nossos conteúdos e leia mais artigos como esses para obter novas sugestões e impulsionar ainda mais os resultados do seu restaurante. Compartilhe com seus sócios e amigos e não perca nenhuma publicação.

     

    TAGS
     
    BaresSP publicidade 980x90 bares

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

     

    Conheça nossos cursos

     

     

    Deseja receber informações sobre cursos?

    Cadastre-se e entraremos em contato.

     


    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo