Nomes criativos para restaurantes: Como ter as melhores ideias?
Orientações para você chegar ao melhor nome para o seu restaurante
Por Redação BaresSP | 16 de Maio 2023
Existe uma linha muito tênue entre bons e maus nomes para qualquer negócio. Porém, sempre haverá o nome ideal para cada ideia de estabelecimento que se tenha. Visto que o nome da empresa é a primeira caraterística que fará referência a ela, é de extrema importância que seja um termo adequado e que tenha relação com a sua área de atuação, vibração, aparência estética e nicho.
A seguir, veja algumas orientações que farão você chegar ao melhor nome para o seu restaurante.
O que é um bom nome de restaurante?
Um bom nome para restaurantes é aquele que transmite exatamente seu conceito para o cliente, que cria nele uma expectativa e que, em alguns casos, resume exatamente aquilo que ele tem como proposta.
O que é um nome ruim para restaurantes?
Maus nomes para restaurantes são aqueles que não passaram por nenhum projeto de idealização. Geralmente, quando não há discussões e estudos acerca do nome, ele tende a ser genérico ou sem personalidade. Outros nomes ruins podem ter cacofonia ou duplo sentido, prejudicando o negócio
Pontos de partida ao escolher um nome
Agora que você tem uma ideia de o que é um bom e um mau nome para um restaurante, chegou a hora de começar a escolher o que melhor se encaixa em seu conceito. Veja alguns aspectos que o nome do seu empreendimento deve transmitir ao público.
Conceito do restaurante
Antes de começar a escolha do nome, defina o conceito do seu restaurante, pois alguns insights podem surgir a partir dele. Por exemplo, se seu restaurante é especialista em massas italianas, o nome pode conter algum elemento que lembre isso.
Caso se trate de uma franquia familiar, use, quem sabe, o nome da família e algum complemento que remeta à família. Pense em todas as possibilidades ligadas ao seu conceito e escolha aquele que representa com maior amplitude tudo o que é proposto.
Valores da empresa
Quando seu restaurante defende algum valor, pode fazer referência a ele no seu nome. Por exemplo, um café ligado à natureza e bem-estar poderia se chamar Gratitude Cafeteria. Já um restaurante vegano, poderia usar Vida Natural ou algo do tipo.
Visão para o futuro
Poucas são as ocasiões onde é aceitável a troca de nome do restaurante. Fora delas, o ideal é permanecer por toda a vida do negócio com o mesmo nome. Assim, quando for nomear seu negócio, pense nele a longo prazo.
Ainda que sejam feitas reformas ou mudanças no cardápio, o nome não deve ser alterado por qualquer motivo. Escolha algo que sobreviva ao tempo e que permaneça em alta futuramente.
Fatores a considerar ao nomear seu restaurante
Superados os pontos de partida, veja alguns fatores que poderão ajudar você na decisão final, pois são mais ligados à emoção e às avaliações lógicas. Com calma e muita dedicação, chegará ao nome que carregará sua história para sempre.
Imagine o seu restaurante
Pense no restaurante como algo concreto e imagine-o com os nomes estudados. Em algum momento, sua emoção falará mais alto por um ou outro. Separe todos os que gostou mais e siga para a próxima etapa da escolha.
Use a localização para ter ideias
Quando a localização for estratégica, você pode usar o nome da região ou da rua e incorporar ao nome do seu restaurante. Explore também nomes de:
-
esquinas;
-
pontos turísticos;
-
bairros históricos;
-
recursos regionais;
-
marcos;
-
estações;
-
datas comemorativas da região.
Usar os nomes que remetem à sua localização fortalecem o nome da sua marca e ajudam turistas e visitantes a encontrar seu estabelecimento com maior facilidade.
Fortaleça sua personalidade
Todo restaurante precisa ter uma personalidade estabelecida, mesmo que seja um estabelecimento tradicional. Quanto mais você conseguir expressá-la, mais conseguirá se conectar ao seu público.
Considere as dicas abaixo:
-
restaurantes divertidos podem usar nomes engraçados, bem-humorados e alegres;
-
restaurantes requintados devem ter nomes elegantes e modernos, com poucas palavras;
-
restaurantes familiares podem usar nomes que evocam emoção ou que contem a história do lugar;
-
restaurantes orientais devem conter palavras que lembrem o idioma, a comida e os costumes daquele povo;
Não tenha pressa para escolher o nome ideal
Apesar de ser uma tarefa emocionante, não precisa de pressa para escolher o nome definitivo. Muitos rascunhos podem ser feitos e as discussões podem ser muito bem avaliadas. Não defina o nome até se sentir seguro e satisfeito.
Portanto, não exite em:
-
buscar por uma inspiração;
-
pesquisar bastante;
-
ter muitas ideias;
-
conversar com pessoas experientes;
-
estudar sobre a importância de um bom nome;
-
simplificar ao máximo suas ideias;
-
certificar-se de que será um nome único e cativante.
Use sua imaginação
Facilmente desprezamos boas ideias por julgá-las ousadas demais. Porém, os nomes perfeitos podem surgir exatamente delas. Não tenha medo de usar sua imaginação e criar nomes inovadores.
Conte também com a imaginação dos seus amigos, familiares e sócios. Não menospreze, inclusive, sugestões de jovens ou estudantes que começaram recentemente a estudar sobre negócios.
Contrate um profissional
Se você ainda está com dificuldades para encontrar o nome perfeito, considere contratar um profissional de naming (nomeação) ou branding (marketing e marca). Eles têm a expertise necessária para ajudá-lo a criar um nome forte e impactante para o seu negócio.
Gostou dessas dicas? Agora que você já sabe coo escolher o nome ideal para o seu restaurante, bem como adquirir insights de boas ideias, acompanhe nossos conteúdos e leia mais artigos como esses para obter novas sugestões e impulsionar ainda mais os resultados do seu restaurante. Compartilhe com seus sócios e amigos e não perca nenhuma publicação.