Inauguração de restaurante: 10 Dicas práticas para começar bem Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Equipotel-Banner_Vendas-300x250px-V2-Animado2.gif

    Inauguração de restaurante: 10 Dicas práticas para começar bem

    O que fazer para começar seu negócio com o pé direito

    Por Redação BaresSP | 16 de Maio 2023


    Abrir um restaurante vai além de gostar de cozinhar. É necessário ter preparo para o negócio, como conhecimentos de gestão de empresas e liderança de pessoas. Assim, será possível manter a empresa viva em um mercado competitivo.

    Um dos dias mais importantes será a inauguração do estabelecimento. Semanas antes, começam os preparativos e planejamentos para a data. Se você está buscando inspirações, separamos algumas dicas de o que fazer para começar seu negócio com o pé direito.

    10 Dicas práticas para inauguração de um restaurante bem sucedida

    Começar bem pode garantir a longevidade e prosperidade de um negócio, principalmente quando se trata da primeira impressão. Siga essas dez dicas práticas e garanta que a inauguração do seu restaurante será bem sucedida.

    Não economize em coisas essenciais

    Seu capital deve ser bem investido desde o início, e isso pode significar o corte de despesas dispensáveis, ou melhor planejamento financeiro. Avalie bem e considere aquilo que é essencial e o que pode ser deixado em segundo plano.

    Porém, cuidado para não desconsiderar investimentos fundamentais em infraestrutura. Gaste o que for necessário para deixar seus clientes confortáveis, como ar condicionado, mobília confortável, banheiros espaçosos, salão amplo e iluminação impecável.

    Contrate as pessoas certas

    Talvez não seja o momento de contar com o melhor chefe de cozinha do país, a não ser que se trate de uma grande rede de restaurantes super renomada. Contar com bons cozinheiros, capazes de seguir a ficha técnica e que tenham boas habilidades gastronômicas já está de bom tamanho.

     

    Quanto aos garçons, opte pela contratação de pessoas experientes ou com desenvoltura para assumir a função. O atendimento na primeira semana de funcionamento será determinante para a maioria dos frequentadores iniciais.

    Receba cada cliente como se fosse o único

    Todas as pessoas que entram em seu restaurante, ainda que completamente desconhecidas, são importantes para o negócio. Visite todas as mesas, cumprimente-as e deixe-as saber como é importante tê-las ali.

    Futuramente, pode não voltar mais, por qualquer motivo, mas pode voltar trazendo muitas outras pessoas. Portanto, trate cada cliente como uma peça fundamental do seu sucesso.

    Explore seu conceito e diferencie sua marca

    Seu conceito deve ser estabelecido ainda no planejamento inicial do negócio, antes de colocar qualquer outra coisa em prática. Ele deve estar presente em cada parte do seu restaurante, seja nos serviços, nos produtos ou no ambiente.

    Na inauguração, ele precisa ter um destaque maior, tanto na divulgação quanto na experiência do cliente. Por isso, fortaleça seu conceito por meio de decoração especial, comidas de destaque ou promoções estratégicas. 

    Ofereça leveza aos seus clientes

    Ser exigente com higiene e qualidade das comidas é essencial, mas tratar com leveza e diversão os seus clientes dará a eles uma boa experiência. Cantar parabéns para um aniversariante ou comemorar um gol da seleção são atitudes bem-vindas em inaugurações e outras ocasiões cotidianas do restaurante, por exemplo.

    Faça sua equipe se sentir à vontade

    Seus funcionários precisam se sentir parte do negócio, com autonomia para conversar com os clientes e circularem entre salão e cozinha. Converse com sua equipe para deixá-la ciente de que pode ficar à vontade, mas zelar sempre pelo profissionalismo.

    Por isso, citamos anteriormente que é necessário contar com funcionários experientes. Eles saberão equilibrar o atendimento, sendo profissionais e ficando à vontade com a clientela ao mesmo tempo.

    Comemore cada pequena vitória.

    Todos os marcos do seu restaurante são importantes. Na inauguração, contar com a presença de uma pessoa famosa é tão importante quanto receber um anônimo, pois ambos são clientes em potencial. 

    Portanto, cada pequena vitória deve ser comemorada, como a primeira avaliação no Google, um elogio à comida, o retorno de um cliente de destaque ou mesmo a indicação aos prêmios, mesmo que não ganhe o primeiro lugar.

    Invista em divulgação local

    O público que aparecerá em maior quantidade para a sua inauguração é da cidade ou da região mais próxima do restaurante. Por isso, alcançá-las deve ser a sua meta inicial. Aposte em redes sociais, anúncios em meios de comunicação, divulgação por carros de som e painéis luminosos.

    Posteriormente, passada a inauguração, pense em alcançar novos públicos e invista em marketing que também permita manter os clientes locais que já foram conquistados desde os primeiros dias.

    Como divulgar a inauguração do restaurante?

    Existem diversas maneiras de divulgar a inauguração de um restaurante. Reunimos as que julgamos mais importantes e listamos abaixo. Todas elas são práticas e simples de fazer, confira:

    • faça promoção nas redes sociais;

    • feche parceria com influenciadores;

    • publique em jornais locais;

    • promova em outdoors;

    • distribua cartões de visita e folders;

    • decore a entrada do restaurante;

    Mantenha a alta qualidade da comida

    Apesar de existirem fatores que colaboram com o sucesso do seu restaurante, é a qualidade da comida que determinará a presença assídua do seu público. Afinal, ela é o seu principal produto.

    Ouça as orientações e dicas de outros comerciantes

    Donos de restaurantes antigos na região sabem melhor do que ninguém como são os negócios por lá. Dependendo de quão competitivo seja o seu nicho, colegas do comércio podem ter dicas valiosas sobre como fazer sua inauguração.

    Bônus: Checklist para a inauguração do restaurante

    Antes de abrir o restaurante, você deve conferir se está tudo em ordem para iniciar o funcionamento. Veja esse checklist com itens a serem avaliados para se certificar de que pode começar os trabalhos:

    • organização e limpeza de cozinha, salão, bar, banheiros e todas as dependências do restaurante;

    • verificação do caixa para se certificar de que terá controle de entrada e saída com a instalação de softwares, maquinetas e caixa registradora;

    • checagem dos processos administrativos, como contratações, licenças e pagamento de impostos;

    • garantia de ter estoque abastecido com produtos necessários para o funcionamento no primeiro mês;

    • conferência de embalagens de delivery, louça e equipamentos necessários para fazer todas as receitas e atender todos os públicos.

    Agora que você já tem um modelo de checklist para abrir o restaurante com tudo que é necessário, coloque-o em prática e certifique-se de que tudo o que foi colocado nele estará checado antes de começar.

    Gostou deste conteúdo? Você pode continuar recebendo nossos conteúdos e manter-se sempre informado sobre dicas e sugestões para donos de restaurantes.

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

     

    Conheça nossos cursos

     

     

    Deseja receber informações sobre cursos?

    Cadastre-se e entraremos em contato.

     


    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo