Facebook para Bares e Restaurantes
Facebook para Bares e Restaurantes
Por Fabio de Francisco | 31 de Março 2020
Hoje as redes sociais representam uma ferramente de marketing e relacionamento extremamente importantes pelo fato das pessoas estarem sempre conectadas. Uma grande parte da população do Brasil está no Facebook, por isso a importância das marcas estarem lá e manterem suas fanpages como um canal de relacionamento. Seguem dicas básicas de como potencializar sua Fanpage do Facebook.
O Facebook resolve tudo?
Não, muito cuidado com esta afirmação. Como o cliente está em várias plataformas, você também precisa estar, no facebook, instagram, site, google, e-mail marketing e veículos de mídia.
Principalmente no mundo corporativo, muitas redes são travadas e não acessam o Facebook, por isso a importância de estar em todas as redes.
Localização do Facebook
O Facebook tem uma ferramenta incrível de localização do seu estabelecimento com um raio definido e quantas pessoas do perfil desejado são impactadas. Exemplo, tenho um estabelecimento no Itaim e quero falar com as pessoas entre 18 e 45 anos em um raio de 1 quilômetro, o Facebook diz quantas pessoas você impacta. Óbvio que o Facebook não é 100% das pessoas, mas algo entre 80% hoje no Brasil, o que ajuda muito a entendermos qual nosso potencial regional.
Com isso você pode criar um anúncio somente para estas pessoas de 18 às 45 anos que estão em até 1 quilômetro do seu negócio.
Base de e-mails do Facebook
Ao configurar um anúncio no Facebook, você consegue subir uma lista de e-mails e telefone dos seus clientes. Caso você tenha uma lista de 1 mil contatos, ao subir para o Facebook, ele normalmente encontra 80% das pessoas, isto é, 800 pessoas que estão no seu cadastro. Com isso você pode fazer um anúncio somente para esses 800 clientes que já te conhecem, mantendo uma comunicação mais focada e reduzindo o custo da propaganda.
Pixel do Facebook
O Pixel é um código do Facebook que você adiciona em seu site para medir os impactos do seu anúncio. Ele compreende as ações que as pessoas realizam após clicar nos seus anúncios e com isso entrega a publicidade para um público que tem maior probabilidade em interagir com sua publicação, com base nos dados de conversão do seu anúncio.
Checkin do Facebook
Uma das grandes ferramentas do Facebook é o checkin, pois ao entrar em uma página de um estabelecimento, você consegue ver quem já fez checkin lá e isso ajuda demais na tomada de decisão do cliente. Existem várias ferramentas ideais pra isso, com o FREE WI-FI, que ao invés de você colocar um wi-fi com login e senha, ele entra automaticamente pelo login do Facebook e faz automaticamente um checkin na sua conta dizendo que você está no local.
Fabio de Francisco
Pioneiro no ramo de gastronomia e entretenimento, Fabio é o Sócio Fundador do Grupo BaresSP, o maior guia de bares e restaurantes de São Paulo. Com 20 anos de experiência em Estratégias de Marketing Digital, ele acumula uma trajetória de sucesso como operador do Comida di Buteco, realizando mais de 4 mil eventos sociais e corporativos, e como formador de mais de 22 mil alunos na área de Food Service. Sua expertise em relacionamento, divulgação, eventos e fidelização de clientes o torna um profissional referência no mercado, sempre buscando inovar e contribuir para o desenvolvimento do setor.