CMV - Custo da mercadoria vendida no bar e restaurante
Saiba como aplicar o CMV para bares e restaurantes
Por Alexandre de Lemos | 18 de Maio 2020
Ser o proprietário da 1VS Equipamentos proporciona ricos conhecimentos de diversos equipamentos de cozinha industrial, utensílios que são importantes e fazem diferencial em toda a gastronomia do estabelecimento. Fornos combinados, máquinas de gelo, fogão de indução, fritadeiras das mais simples até as mais automatizadas, caldeirões inteligentes, entre outros equipamentos. Uma linha absolutamente completa voltada para rentabilização do seu negócio. Sabemos a necessidade de entender o retorno do investimento, ou seja, tudo aquilo que é vendido, somos capazes de, antes de você realizar sua compra, ter calculado em quanto tempo haverá o retorno em função da sua demanda e produção.
O que é CMV?
Devido ao cenário, o objetivo é ajudar os donos de bares e restaurantes para enfrentar o momento de crise devido à pandemia do novo coronavírus. O CMV (Custo da Mercadoria Vendida), também conhecido como Food Cost, pode ajudar no melhor resultado. Neste momento de incerteza de como o mercado retorna, o conceito de custo da mercadoria vendida pode ser diferenciado em duas nomenclaturas:
• CMV Simples: direcionado a revenda de produtos, como bebidas. Ou seja, o custo da bebida é toda a despesa para colocar dentro do restaurante, na prateleira, para vender. Então, anote tudo! Será a base para comparar o preço de venda e entender qual é a margem bruta, para depois, tirar os impostos e entender a margem líquida.
• CMV Diário: o mais imediato é trabalhar com competência. Isto é, tudo que foi comprado e vendido no período e dividir com o que foi apurado no custo e na venda, assim terá a margem bruta. É um indicativo que mostra o quanto há para trabalhar dentro do seu negócio. O CMV Diário é, simplesmente, ter uma anotação do que foi colocado em operação no dia, em termos de insumos, e o quanto que foi faturado no dia. Assim, é possível ver se a margem que foi apurado está de acordo com o seu planejamento.
Ter a certeza do quanto custa é a base da tomada de decisão em termos de produtos, forma de comercialização e público-alvo. Assim, o Food Cost é o suporte de todos os pontos relacionado a formação de preço. Então, coloque a atenção no assunto e nos consulte, de forma gratuita, para sair fortalecido neste momento difícil para bares e restaurantes e conseguir o melhor resultado possível!
Alexandre de Lemos
Bacharel em Administração de Empresas pela Cândido Mendes RJ e Master em Business Administration pelo IBMEC SP, é empresário desde os 18 anos de idade. Consultor em gestão e finanças por 25 anos, ex-proprietário de restaurante e especialista em equipamentos para cozinha profissional.