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    Cardápio digital

    Saiba tudo sobre Cardápio Digital para Bares e Restaurantes

    Por Michelly Lelis | 13 de Maio 2020


    O avanço da tecnologia auxilia na praticidade na forma em que diversas empresas e consumidores sem relacionam. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), os restaurantes vêm adotando cada vez mais os cardápios digitais. Com maior interatividade e otimização de tempo, esse recurso pode ser implantado com facilidade e apresentar vantagens ao utilizá-lo. Confira agora como adotar, da melhor maneira, o cardápio digital:
     

    O que é cardápio digital?

    O cardápio digital ou cardápio eletrônico, é uma versão digital do cardápio em papel. Geralmente, é um sistema instalado em um tablet, que fica disponível nas mesas ou pode ser lido pelo próprio celular dos clientes através de um QRcode na mesa. Além de possuir informações sobre as opções do menu, os consumidores podem realizar o pedido por meio dele, que é encaminhado diretamente à cozinha. Logo, o cliente não precisa esperar o atendimento do garçom. O cardápio digital possui como funções a interatividade, touch screen, suporte de fotos em alta qualidade, fácil customização de pratos, comanda digital integrada e a geração de relatórios rápidos. 
     

    Vantagens do cardápio digital

    O cardápio digital foi pensado para oferecer diversos benefícios aos bares e restaurantes. Dentre eles, se pode citar:
     
    Modernização do restaurante: as pessoas estão cada vez mais acostumadas com a tecnologia e, assim, se espera que as relações pessoais e comerciais envolvam aparatos tecnológicos que ajudem a facilitar suas vidas. Isso atrai novos clientes, que buscam viver essa experiência diferenciada, além de fidelizar os atuais, com todas as facilidades, agilidade no atendimento e comodidade.
     
    Agilidade no atendimento: com a ausência da necessidade de o garçom retirar o pedido, o atendimento se torna mais ágil. Realizando o pedido por meio do cardápio digital e enviado para à cozinha, há menor tempo de espera. No entanto, caso o cliente tenha alguma dúvida, pode chamar o garçom, sem problemas, antes de fazer o seu pedido.
     
    Maior autonomia: com o pedido realizado através do cardápio digital, o cliente se torna independente do garçom. Se pode realizar o pedido na hora que quiser, já que cada mesa possui um tablet ou cada cliente está com o cardápio em seu próprio celular e não fica dependendo da disponibilidade do garçom.
     
    Controle e confiabilidade nos pedidos: com o cardápio digital se evitam problemas na hora de fechar a conta. Com ele, não existe a dúvida sobre determinada quantidade de pratos, bebidas ou afins. Tudo fica registrado na comanda virtual e o cliente tem acesso às informações da conta ao longo da sua permanência no local. 
     
    Vantagens do Cardápio Digital
     

    Como montar um cardápio digital

    Para montar um cardápio digital é necessário tomar algumas medidas para que seja tão atrativo quanto o cardápio em papel. Portanto, começar pelas fotos é essencial. As imagens terão melhor resolução e, o ideal, é realizar um photo shoot de comida, ou seja, uma sessão fotográfica de alimentos servidos no estabelecimento, de maneira profissional. Em seguida, defina um roteiro descritivo do prato. Aproveite o espaço para descrever de forma criativa e detalhada as preparações e, assim, a ideia é passar todos os elementos do prato para o cliente de forma atrativa. No final, revise para não ter nenhum erro.
     
    O design também é um ponto importante no cardápio digital. O layout deve combinar com o estabelecimento, bem como as cores. Seja no formato padrão ou em outra forma criativa, o cliente deve ter praticidade para acessar todo o conteúdo. Além disso, a disposição dos pratos e bebidas que serão comercializados deve ser semelhante utilizado nos menus convencionais, como:
     
    • aperitivo • entradas e saladas • pratos principais • sobremesas • bebidas.
     
    Outro ponto importante é a precificação. No cardápio digital, ela assume uma função ainda mais importante, portanto, busque informar com clareza e objetividade. Lembre-se de utilizar apenas o valor número. Mesmo que o uso do cifrão seja correto pela língua portuguesa, sua repetição se torna exaustiva. Logo, facilite a leitura por parte do cliente.
     

    Como implantar cardápio digital

    O estabelecimento, após montar o cardápio digital, pode disponibilizar o recurso por meio de tablets em cada mesa do salão ou um sistema de leitura via QRcode para que cada cliente veja o cardápio em seu próprio celular. No entanto, é possível encontrar alguns softwares que já possuem toda a base para receber o menu e apresentar ao cliente da maneira mais eficiente. Independente de qual forma for escolhida, o bar ou restaurante deve estar preparado e com todos os aparelhos em perfeito funcionamento. Além do mais, a equipe de atendimento deve estar treinada para soluções de dúvidas e levar o pedido até a mesa com eficiência. 
     
    O Melhor Cardápio Digital
     

    Qual o melhor cardápio digital

    Confira os melhores cardápios digitais do mercado de Bares, Restaurantes e afins.
     
    • Tagme: a plataforma é um aplicativo mobile exclusivo para os restaurantes. Reconhecido por possuir riqueza em conteúdo e imagens, e melhorar as experiências impulsionando a venda de vinhos, bebidas, sobremesas e pratos mais sofisticados. O Tagme é baseado nos conceitos de up-selling, apresenta harmonizações e combinações enquanto os clientes escolhem. Ideal para smartphone e tablets.
     
    • Zak: construído por chefs, donos de restaurantes e amantes da gastronomia, o Zak fornece a melhor experiência para o restaurante e para os clientes. O cardápio digital é lido através de QRcode e feito o pedido por ele mesmo.
     
    • Goomer: parecido com o OiMenu, ele fornece o cardápio por meio de tablets, como também um serviço de autoatendimento por meio de totens, o que é mais comum em grandes redes de fast food. Ele está presente em mais de 70 cidades do Brasil, e conta com alguns clientes relevantes como o Madero.
     
    Grpedir: com facilidade, o cliente tem acesso ao cardápio. Basta o consumidor abrir a câmara do seu smartphone e escanear o QR Code que estará na placa localizada na mesa. Logo, ele não precisa de grandes investimentos com aparelhos tecnológicos, já que o cliente pode acessar pelo próprio aparelho, o que torna esse software mais acessível e fácil de implantar.
     
    OiMenu: esse cardápio digital é utilizado em tablets fixos ou móveis na mesa para que os clientes façam seus pedidos. O funcionamento é o mesmo, no entanto, o investimento será maior por ser necessário a compra dos equipamentos. Este software também oferece uso em outras línguas, como inglês e espanhol.
     
    Get In App: a plataforma moderna conta com cardápio digital, além de gestão de filas e gestão de reservas. Por meio de tablets, o consumidor consegue visualizar as descrições dos pratos e suas fotos de maneira dinâmica. É possível destacar os pratos mais vendidos, por exemplo, além de possuir outros idiomas também.
     
     

     

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