Abertura e funcionamento dos bares e restaurantes
Saiba como realizar abertura e funcionamento ideal para o negócio
Por Percival Maricato | 20 de Maio 2020
Estar presente no setor de bares e restaurante, contribuindo para diversos estabelecimentos realizarem suas atividades, escrever cinco livros publicados pelo Senac em diversos temas e ser o presidente da ABRASEL, proporciona vasto conhecimento sobre o ramo. Apesar de ser um segmento interessante, não recomendo que alguém entre sem conhecê-lo muito bem. Portanto, com o objetivo de esclarecer sobre alguns temas, será levantado tópicos do setor para contribuir nos ensinamentos para quem deseja aventurar neste ramo da atividade econômica, com destaque a abertura e funcionamento de bares:
Aos que querem empreender, ou já estão no ramo, devem tomar cuidado e buscar novas informações a todo momento, pois se trata de um segmento muito dinâmico. O mercado se renova a cada instante e, mesmo quem já está empreendendo, precisa visar um aperfeiçoamento contínuo. Seja através de leituras, debates e conversas com colegas do setor. É uma boa opção entrar em uma associação que possa defendê-lo das portas para fora, pois o empresário sabe o funcionamento do estabelecimento, mas também deve estar atento aos impostos, tributos, regulamentos, legislações e afins.
Quando o proprietário estiver com tudo organizado já está pronto para a abertura, realizada de várias formas. Geralmente, o empreendedor procura dizer ao mercado, associações, entorno geográfico e ao público que está presente no local e estar ali para oferecer o melhor. Então, procure elaborar um evento, ter assessoria de imprensa e divulgar para todos os conhecidos para que o negócio possa continuar. Mas, também existe a abertura gradual, no qual os restaurantes sofisticados utilizam muito. Convidando pessoas mais próximas e ir servindo ao público aos poucos, sempre melhorando as atividades e corrigir os erros.
Independente do caso, é preciso que haja planejamento de abertura por ser um momento fundamental. Caso o negócio esteja indo certo, toque em frente e mantenha os resultados positivos. Mas, se o empreendimento não obtiver êxito é preciso preparar o encerramento, também idealizado. É necessário, primeiramente, rescindir os contratos de funcionários, fornecedores, locador e demais agentes, sem que exista execuções trabalhistas, fiscais e a desconsideração da pessoa jurídica. Portanto, a abertura e o fechamento devem ser planejados.
É importante lembrar que abrir uma sociedade também é uma opção. Procure um sócio que tenha a mesma identidade e expectativa; que seja trabalhador, caso for cooperar; tenha capital, caso entre com bens. Além de fazer o contato social, uma espécie de certidão de nascimento da empresa, e registrá-lo na Junta Comercial e aos Fiscos Municipal, Estadual e Federal e demais Órgãos Públicos. Isso antecede a própria abertura, para trabalhar com maior qualidade e sem maiores problemas.
Uma vez que esteja com todos os pontos organizados e alinhados, é preciso montar a equipe. Os funcionários devem ser escolhidos a dedo. Caso o chef de cozinha seja assessorado e tenha uma boa experiência, convide-o para trazer toda a sua equipe; o mesmo pode acontecer com o chef de salão. O fato é ter opções muito bem selecionadas e vista a camisa do negócio.
Percival Maricato
Advogado desde 1976, destaca-se como homem público com passagens pelo PNBE, Cebrasse, FIESP, FECOMERCIO e atualmente Diretor Institucional da ABRASEL-Associação de Bares e Restaurante. Escritor do livro "Como montar e administrar bares e restaurantes". Defensor do setor pela Maricato Advogados e palestrante pelo Instituto Percival Maricato.