Abertura e funcionamento dos bares e restaurantes Eventos BaresSP 570x300 imagem
    constantino-IMG-Arroba-300x250px-bx_290620221415.jpg

    Abertura e funcionamento dos bares e restaurantes

    Saiba como realizar abertura e funcionamento ideal para o negócio

    Por Percival Maricato | 20 de Maio 2020 - Publicado em 20 Maio 2020


    Estar presente no setor de bares e restaurante, contribuindo para diversos estabelecimentos realizarem suas atividades, escrever cinco livros publicados pelo Senac em diversos temas e ser o presidente da ABRASEL, proporciona vasto conhecimento sobre o ramo. Apesar de ser um segmento interessante, não recomendo que alguém entre sem conhecê-lo muito bem. Portanto, com o objetivo de esclarecer sobre alguns temas, será levantado tópicos do setor para contribuir nos ensinamentos para quem deseja aventurar neste ramo da atividade econômica, com destaque a abertura e funcionamento de bares:
     
    Aos que querem empreender, ou já estão no ramo, devem tomar cuidado e buscar novas informações a todo momento, pois se trata de um segmento muito dinâmico. O mercado se renova a cada instante e, mesmo quem já está empreendendo, precisa visar um aperfeiçoamento contínuo. Seja através de leituras, debates e conversas com colegas do setor. É uma boa opção entrar em uma associação que possa defendê-lo das portas para fora, pois o empresário sabe o funcionamento do estabelecimento, mas também deve estar atento aos impostos, tributos, regulamentos, legislações e afins. 
     
    Quando o proprietário estiver com tudo organizado já está pronto para a abertura, realizada de várias formas. Geralmente, o empreendedor procura dizer ao mercado, associações, entorno geográfico e ao público que está presente no local e estar ali para oferecer o melhor. Então, procure elaborar um evento, ter assessoria de imprensa e divulgar para todos os conhecidos para que o negócio possa continuar. Mas, também existe a abertura gradual, no qual os restaurantes sofisticados utilizam muito. Convidando pessoas mais próximas e ir servindo ao público aos poucos, sempre melhorando as atividades e corrigir os erros.
     
    Independente do caso, é preciso que haja planejamento de abertura por ser um momento fundamental. Caso o negócio esteja indo certo, toque em frente e mantenha os resultados positivos. Mas, se o empreendimento não obtiver êxito é preciso preparar o encerramento, também idealizado. É necessário, primeiramente, rescindir os contratos de funcionários, fornecedores, locador e demais agentes, sem que exista execuções trabalhistas, fiscais e a desconsideração da pessoa jurídica. Portanto, a abertura e o fechamento devem ser planejados. 
     
    É importante lembrar que abrir uma sociedade também é uma opção. Procure um sócio que tenha a mesma identidade e expectativa; que seja trabalhador, caso for cooperar; tenha capital, caso entre com bens. Além de fazer o contato social, uma espécie de certidão de nascimento da empresa, e registrá-lo na Junta Comercial e aos Fiscos Municipal, Estadual e Federal e demais Órgãos Públicos. Isso antecede a própria abertura, para trabalhar com maior qualidade e sem maiores problemas. 
     
    Uma vez que esteja com todos os pontos organizados e alinhados, é preciso montar a equipe. Os funcionários devem ser escolhidos a dedo. Caso o chef de cozinha seja assessorado e tenha uma boa experiência, convide-o para trazer toda a sua equipe; o mesmo pode acontecer com o chef de salão. O fato é ter opções muito bem selecionadas e vista a camisa do negócio. 
    Percival Maricato

    Percival Maricato

    Advogado desde 1976, destaca-se como homem público com passagens pelo PNBE, Cebrasse, FIESP, FECOMERCIO e atualmente Diretor Institucional da ABRASEL-Associação de Bares e Restaurante. Escritor do livro "Como montar e administrar bares e restaurantes". Defensor do setor pela Maricato Advogados e palestrante pelo Instituto Percival Maricato.

    Percival Maricato

     

     
     
     

    Fornecedores do Food Service

     
    Alequipa
    LaSpaziale
    finestcall
    Vinícola Salton
    Acquamix
    Café Constantino
    Jura Jorney
    Absolut
    Tork
    Tecnoline do Brasil
    Dona Nani
    Fernandes Araújo e CIA Contabilidade Empresarial
    Flavors
    Artesian
    Vodka Icon
    Cloudged
    Bates Gin
    Paulistânia
    Atlantis Spirit
    BUNN
    Black Princess
    Daiki Sake Seco
    Grupo Petrópolis
    Fullfit
    Kaly
    Famiglia griffo
    Cachaça Sobria
    Cannon Ball Rum
    Apogee Gin
    Nude.
    Best Whip
    Casa Flora
    Bat Brasil
    Enraizes
    Kawaii Gin
    River Side
    Vorus
    Gin Arapuru
    Franco Bachot
    Silver Seagers GIN
    Pernod Ricard
    Rural Mac
    Paulaner
    Real Ingredients
    Gin Theros
    Winterhalter
    BaresSP
    Stock
    Beefeater
    Santa Mônica
    Blend Express
    Italian Coffee
    Studio Cris Paola
    Astoria
    Madalena
    BeerSenses
     

    Tudo sobre Gestão para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Marketing para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Bebidas
    +

     
     

    Tudo sobre Cafeterias, Cafés e Barista
    +

     
     

    Tudo sobre Equipamentos para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tecnologias para Bares e Restaurantes
    +

     
     

    Tudo sobre Delivery
    +

     
     

    Tudo sobre Leis para Bares e Restaurantes
    +

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo