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    Serviço de Entrega Delivery

    Saiba a melhor maneira de aderir o método de entrega

    Por Michelly Lelis | 24 de Abril 2020


    O serviço de entrega delivery é bastante usado por bares e restaurantes das grandes cidades. Com a grande demanda das entregas a domicílio, como também o crescimento de aplicativos voltados para esse segmentos, muitos estabelecimentos vêm adotando este novo método. No entanto, para adquirir esse serviço é preciso tomar alguns cuidados antes e realizar planejamentos para que as entregas sejam realizadas com total sucesso. Saiba mais sobre o serviço de entrega delivery:
     
    O que é?
     
    O serviço de delivery compreende todas as entregas de refeições ou produtos, realizadas pelo cliente através de apps de delivery, WhatsApp Business ou telefones diretamente das casas. Diferente das entregas comuns, há um investimento da marca em suas embalagens personalizadas ou adesivos. Além disso, os clientes acabam comprando novamente quando a entrega é mais pessoal, seja através de um bilhete desejando uma boa refeição ou outro tipo de agrado. Assim, as pessoas se sentem mais importantes, além de que passa a idéia de cuidado.
     
    Vantagens e desvantagens
     
    O sistema delivery pode sim, aumentar significativamente o lucro do estabelecimento. Todo o esforço posto para realizar o serviço de entrega, pode servir para a prática interna também, já que o marketing se faz muito presente nesse tipo de empreendimento e traz bons resultados em termos de visibilidade na internet. Uma boa embalagem pode despertar o interesse de outros clientes, principalmente quando apresentados nos stories e feed das redes sociais. 
     
    Porém, como dito, é preciso tomar alguns cuidados antes de implantar esse método de entrega. Lidar com as entregas e com aumentos nos pedidos para buscar, pode interferir nas operações normais e reduzir a velocidade dos serviços internos do restaurante. Caso a busca seja grande, talvez seja necessário um espaço somente para preparar esses pedidos, além de contratar mais funcionários para suprir a grande demanda. É importante também pensar no veículo, seguro e entregadores confiáveis para que o delivery funcione. Há também a opção de terceirizar o serviço de entregas, o que é uma boa alternativa para os restaurantes já que há variadas escolhas possíveis neste segmento. 
     
     
    Preparativos para a entrega delivery
     
    Antes da refeição ou produto sair para a entrega, é necessário ter algumas cautelas. Para iniciar o serviço, a entrega pode ser realizada para a vizinhança e limitar os pedidos ao café da manhã, almoço ou jantar. Planejamento e organização é essencial neste momento, bem como definir o raio de entrega e quais itens vão ser inclusos no sistema de delivery. As preocupações com pedidos devem envolver:
    • Entregar a comida ainda quente;
    • Proteger o alimento com segurança;
    • Assegurar que a embalagem esteja fechada corretamente e colocada de maneira correta no veículo;
    • Aplicar marketing focado em delivery;
    • Oferecer opções de entrega objetivas para evitar pedidos incorretos;
    • Incluir produtos complementares caso necessário;
    • Administrar os funcionários para que consigam lidar com aumento no ritmo do trabalho.
     
    Meios de pedidos apropriados
     
    Os restaurantes costumam oferecer diferentes meios para realizar pedidos. Dentro das variadas opções, há como realizar pedidos no site, aceitar pedidos por telefones ou utilizar sistemas terceirizados de pedidos. No entanto, cabe a cada estabelecimento verificar qual é a maneira apropriada para atender a demanda.
     
    • Telefone: um dos meios mais tradicionais, o telefone continua sendo a forma mais óbvia de anotar pedidos para entrega, além de ser uma maneira muito eficiente.
     
    • Celular: também um meio de contato telefônico, o celular também pode contar com pedidos através de mensagens de texto e WhatsApp. O público da faixa de 15 aos 30 anos, opta por realizar os pedidos por mensagem de texto, já que é uma forma conveniente e rápida para o pedir a comida.
     
    • Internet: os pedidos online são um recurso que cresce cada vez mais e uma forma essencial para aperfeiçoar o sistema de delivery, por oferecer comodidade e praticidade. A sua principal vantagem é na forma de pagamento, utilizada numa plataforma segura e mais acessível para o cliente.
     
     
    Terceirização
     
    A terceirização do serviço de delivery se tornou muito comum nos últimos meses. As lojas oficiais Google Play e App Store registram milhões de downloads de serviços como Apptite, iFood, Loggi, Rappi e Uber Eats. Disponíveis para sistemas de celulares Android e iOS, as plataformas buscam se diferenciar das demais para conquistar o público, seja por meio de descontos, facilidades na entrega ou opções de veículos de transporte. Os apps Loggi e Rappi expandiram o sistema delivery de alimentação e oferecem outros recursos; o primeiro apresenta aos usuários opções de serviço de motoboy para a entrega de documentos, além de transporte aéreos por aviões. Já o segundo possui parcerias com supermercados e farmácias, ideal para momentos de urgência. No entanto, é necessário buscar o aplicativo ideal para o seu estabelecimento.
     
    • Apptite: presente no Android e no sistema iOS, o Apptite tem como objetivo aproximar a culinária saudável de chefs estrelados, dos clientes. Por enquanto, a plataforma atende apenas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas possui como destaque a qualidade das refeições, no qual oferece uma refeição gourmet de renomados chefs. A partir da localização do cliente, é apresentado uma lista dos chefs mais próximos, com entrega no tempo de 45 minutos. O pagamento pode ser feito por cartões de crédito, débito, VR e Ticket.
     
    • iFood: é considerado o maior aplicativo de delivery de comida no Brasil atualmente. Disponível nos sistemas Android, iOS e Windows Phone, o usuário pode navegar entre as diversas categorias de comida para pedir em casa ou no trabalho. O aplicativo apresenta diversas opções de restaurantes com culinárias brasileiras, japonesas, chinesas, árabes, italianas entre outras. O meio de pagamento é definido pelo estabelecimento e pode ser feito via cartões de crédito ou débito, MasterPass ou Google Pay, além de dinheiro. 
     
    • Loggi: de uma forma mais sofisticada, o Loggi realiza entregas por motoboy, automóveis e avião. O usuário pode acompanhar o pedido por meio de mensagens SMS enviadas pelo app. Disponível no Google Play e App Store. O usuário pode fazer um pedido de uma encomenda específica para um motoboy entregar ou retirar e realizar o pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito. A empresa investe em vários ramos do mercado, como e-commerces, escritórios, restaurantes e clientes comuns.
     
    • Rappi: também disponível nos sistemas operacionais Android e iOS. O aplicativo oferece entregas em categorias variadas, como supermercados, restaurantes, padarias, lanchonetes e farmácias.  Há também a função do Rappi Favor, no qual o usuário pode pedir o serviço de entrega de algo específico para um determinado lugar. As solicitações têm rastreamento em tempo real, além dos pedidos serem realizados através de motoboy ou bikeboy disponíveis durante 24h ao dia. O pagamento pode ser feito através do RappiPay, cartão de crédito online, dinheiro, PayPal e cartão de débito, depende do estabelecimento escolhido.
     
    • Uber Eats: compatível nos sistemas do Google e da Apple, o Uber Eats oferece cupons de R$30 para pedidos de R$40, para conquistar os clientes. As opções de restaurantes são variadas, além de permitir ao usuário, escolher o estabelecimento por meio de sua localização. Há uma tarifa fixa de R$7,90 cobrada em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, além de oferecer valores diferentes dos preços praticados nos restaurantes. O recurso também disponibiliza estimativa de tempo, nome e foto do entregador do pedido, que receberá uma avaliação da entrega do cliente. O pagamento pode ser feito por cartões de crédito e débito cadastrados ou PayPal, além de dinheiro.
     

     

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