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    Dia do Café: brasileiro aumenta consumo e dá preferência aos cafés práticos

    Brasileiro aumenta consumo de café

    Por Redação Bares SP | 19 de Abril 2023


    Tomar café é um hábito brasileiro e vem ganhando mais adeptos a cada ano. Enquanto a população brasileira aumentou 32% entre 1996 e 2022, segundo dados do IBGE, o consumo de café aumentou 94% no mesmo período, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).
     
    O aumento da demanda pela bebida tem destaque principalmente entre os cafés de preparos práticos, aqueles em que o processo é mais rápido. No Covabra Supermercados, as vendas de cápsulas, cappuccinos e expressos somam 26% de aumento entre 2019 e 2022. Já o drip coffee, método que se popularizou nos últimos anos, cresceu 824% entre 2021 e 2022.
     
     
    “Durante a pandemia, houve um aumento significativo de consumo de café nas residências, por causa do trabalho remoto. Com isso, o consumidor final acabou conhecendo novas tecnologias e métodos, adquirindo máquinas para preparar em casa ou escolhendo cafés de melhor qualidade”, explica Claudecir Aparecido Franzini, gerente de mercearia doce do Covabra Supermercados. Somente as cápsulas de café tiveram um aumento de 21% entre 2019 e 2022 na rede de supermercados. Os cafés práticos também geraram crescimento nas vendas da rede. O cappuccino teve 47% de incremento e o café expresso 31%.
     
     
    O método drip coffee, que iniciou as vendas na rede de supermercados em 2021, ganhou muitos adeptos. O método alia o sabor do café com a praticidade dos sachês.
     
    Com quantidade suficiente para preparo único, o consumidor só precisa encaixar as hastes flexíveis na xícara ou caneca e um pequeno filtro, já preenchido com o pó de café, está pronto para receber a água quente e transformar o pó em café pronto.
     
     

    Cafés especiais

     
    Com cada vez mais acesso à informação sobre tipos de torras e grãos, o mercado de cafés superior, gourmet e especiais também tem crescido e recebido um investimento especial. “Essas linhas tinham o preço muito elevado e, por isso, não eram acessíveis à maioria dos consumidores.
     
    Com o reposicionamento de preços, esses produtos ficaram mais próximos do consumidor, gerando um aumento na procura”, relata Franzini. De 2019 para 2020, primeiro ano da pandemia, o Covabra teve um aumento de 19% nas vendas da categoria de cafés superior, gourmet e especiais, acumulando 8% de crescimento em 2022, comparado com 2019.
     
     
    A classificação do café é feita por entidades como a Associação Brasileira de Café (Abic) e SCA (Specialty Coffee Association). Para definir a categoria de cada café, são analisados diversos fatores, como torra, amargor, aroma, sabor, entre outros. Na ABIC, a classificação é do tradicional/extraforte até o gourmet, conforme a nota recebida na avaliação.

     

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