Conheça a Abrasel - Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo
Tudo sobre Abrasel - Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo
Por Michelly Lelis | 13 de Maio 2020
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) deve ser conhecida por todos que estão no setor. Em 1986, a associação de restaurantes, bares e empresas de entretenimento do Brasil foi criada para atuar na organização de padrões de atendimento e desenvolvimento da atividade realizada no ramo, além da promoção do código de ética elaborado para todos seguir um padrão. A Abrasel São Paulo surgiu para cuidar e acompanhar os bares e restaurantes do maior polo econômico do país, dedicando-se especialmente para os negócios localizada neste estado. Portando, conheça a Abrasel – Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo:
Qual o objetivo da Abrasel?
A organização de cunho associativo empresarial possui como objetivo representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL). Dessa forma, facilita o empreender e procura melhorar a qualidade de vida. O setor de bares e restaurantes é um dos maiores, onde está mais de dois milhões de empresários que, através dos negócios, geram empregos, aumentam a gastronomia brasileira, uma alternativa de lazer para a população e promove mudanças positivas nas vizinhanças.
Portanto, a Abrasel atua em prol de avanços para a AFL. Trabalhando em conjunto às lideranças políticas e empresariais nas instâncias municipais, estaduais e nacional, além dos moradores e outras entidades do comércio, serviços e trade turístico. Cada vez mais a associação assume um papel importante para melhorias e mudanças no setor. Além disso, investiu no projeto de expansão de capitalização: 27 seccionais, em todas as unidades federativas e 18 regionais. Assim, são peças fundamentais para a realização de projetos de promoção da gastronomia. São responsáveis por diversos eventos, como O Quilo é Nosso, Festivais Brasil Sabor, Bar em Bar, entre outros.
Missão da Abrasel São Paulo
Como visto os objetivos anteriormente da Abrasel, a entendidade representativa de São Paulo segue a mesma linha. Portanto, a missão da Abrasel São Paulo é representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo para facilitar o empreendedor e melhorar a qualidade de vida na região.
Vantagens em associar-se a Abrasel São Paulo
Os donos de bares e restaurantes, além de negócios responsáveis pelo entretenimento em São Paulo, podem associar-se à Abrasel. O vínculo proporciona bons frutos, como o fortalecimento da Associação e a conquista do espaço no mercado, bem como a profissionalização e oportunidades de crescimentos para todos. Junto a Abrasel São Paulo, o empreendimento terá participação e contribuição no setor por meio de críticas, ideias e sugestões. Além disso, ao associar-se a Abrasel São Paulo, é possível ter:
• Redução da taxa de cartões de refeição;
• Assessoria jurídica e contábil;
• Seminários, cursos e palestras, pequenas feiras, estandes em feitas do setor;
• Eventos mensais: reuniões com autoridades e fornecedores e debates de interesse da classe;
• Assinatura da revista Bares & Restaurantes.
Conselho de administração da Abrasel São Paulo
O Conselho de administração da Abrasel possui representes para atuar da melhor maneira e atendimento para o desenvolvimento da associação. Portanto, o conselho de administrativo é conduzido por:
- Joaquim Saraiva - Presidente Conselho Administrativo
- Leo Henry - Diretor do Cons. Efetivo
- Geraldo Magela - Diretor do Cons. Efetivo
- Leonel Paim - Diretor do Cons. Efetivo
- Lilian Varella - Diretora do Cons. Efetivo
- Gabriel Marques Pinheiro - Diretor do Cons. Efetivo
- Mauricio Nishimori - Diretor do Cons. Efetivo
- Lamberto Percussi - Diretor do Cons. Suplente
- Francesco Tarallo - Diretor Cons. Suplente
- Leonardo Schonwald - Diretor Cons. Suplente
Conselho Fiscal:
- Ricardo Gomes - Presidente Conselho Fiscal
- Henrique Levy - Diretor do Cons. Efetivo
- Valter Sanches - Diretor do Cons. Efetivo
- Luisa Saliba - Diretor Cons. Suplente
- Exupério da Silva Neto - Diretor Cons. Suplente
- Luiz Claudio Mori - Diretor Cons. Suplente
Diretores Adjuntos:
- Jorge Caetano
- Cassio Hirano Horita
- Rodrigo Orseti Rogério
- Ana Helena Salles
- Henrique Pacheco
- Francisco Milan
- José Miguel Hallage
- Fabrizio Tatini
- Rodrigo Goulart
- Edgard Radesca
Eventos com participação da Abrasel São Paulo
Como já dito anteriormente, a Abrasel São Paulo promove e participa de diversos eventos que acontecem no setor de bares e restaurantes, além de convidar os associados. Entre os principais eventos, é possível listar:
• Encontro Nacional Abrasel: realizada anualmente dois encontros nacionais itinerantes. A cerimônia tem como objetivo de desenvolver o setor da alimentação fora do lar, valorizando o cenário gastronômico de diferentes regiões do Brasil. Assim, o evento é para os empresários e profissionais do setor que buscam atualização sobre o mercado e fechamento de novos negócios.
• Festival Bar em Bar: o evento anual valoriza a gastronomia dos bares brasileiros, uma oportunidade para estimular a criatividade dos chefs, fomentando a elaboração de novos petiscos e tornando o cardápio do bar ainda mais atrativo.
• Fispal Food Service: um dos principais eventos da América Latina. O evento é ideal para aqueles que procuram abrir ou aprimorar o negócio de alimentação fora do lar. Uma boa oportunidade para conhecer as novas tendências do setor, além de encontrar mais de 400 expositores com soluções em produto, serviço, equipamento, alimento e bebida, e ainda participar de diversas atrações com muito conteúdo.
• Mesa São Paulo: presente no Prazeres da Mesa, anualmente, o evento informa e entretém o público ávido por boa comida, produtos gastronômicos de qualidade, aulas e degustações.
• O Quilo é Nosso: o evento possui como objetivo valorizar o segmento de comida a quilo. O modelo está presente diariamente em diversos negócios e, por isso, a Abrasel lançou em 2017 o concurso para escolher o melhor restaurante a quilo do país.
• Anufood Brazil: o evento é uma feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas. Durante os dias de evento, é possível ter contato com os principais tomadores de decisão de distribuidores, atacadistas, redes de restaurantes e franquias, rede hoteleiras, empórios e grandes redes de supermercados de todo o Brasil.
• Semana da Alimentação Fora do Lar: o evento é uma realização da Abrasel junto a Fispal, com o objetivo de promover em uma semana diversas ações ligadas ao desenvolvimento da alimentação fora do lar no Brasil.
Medidas da Abrasel relacionado a pandemia do Covid-19
Durante o período de pandemia do novo coronavírus, a Abrasel tomou algumas medidas em prol a um dos setores mais afetado. Entre eles, está a campanha da sinalização segura de data da reabertura do comércio; projeto de lei para beneficiar trabalhistas do ramo; lei para suporte a pequenas empresas; entre outros. Confira:
• Campanha da Abrasel quer sinalização segura de data da reabertura
A Abrasel São Paulo mobilizou a sociedade civil para aumentar o isolamento durante alguns dias e, após, exigir a reabertura. A campanha ganhou a adesão de dezenas de outras entidades, além da possível unificação com o governo federal e estadual: todos se esforçando para atingir isolamento elevado (sem lockdown) e então a reabertura do comércio.
• Projeto de lei pode renovar benefícios trabalhistas
A Abrasel esteve junto com o deputado Orlando Silva, relator de projeto de lei que pode dar direito de as empresas obterem suspensão de contratos e outros benefícios trabalhistas da medida provisória 969. Segundo o deputado, irá defender a posição da Abrasel na aprovação da PL.
• Lei prometendo ajuda a pequenas empresas é aprovada
No dia 19 de maio, o Congresso aprovou a lei que ajuda as pequenas empresas, chamada Pronampe. É previsto crédito correspondente a 30% do faturamento bruto das empresas em 2019, com taxa de juros anual pela Selic mais 1.25%.
• IPTU, TPU, ECAD, ENEL, COMGÁS
A Abrasel SP ajuizou ação contra Prefeitura de São Paulo para que associados deixem de pagar IPTU, TPU e demais taxas enquanto durar a pandemia. “Se as empresas não usam calçadas ou os prédios não estão sendo justificados, não se explica a cobrança de IPTU e TPU”, diz o advogado da Abrasel, Dr. Diogo Telles Akashi. A ação contra o ECAD foi arquivada devido ao órgão parar suas cobranças em São Paulo. No entanto, os advogados estudam entrar com ação contra a ENEL (distribuidora de energia) e COMGÁS, por cobrarem mais do que devem e estarem protestando os estabelecimentos.