Como atrair mais clientes para um restaurante?
Preparamos um material com dicas de como conseguir mais frequentadores
Por Redação BaresSP | 11 de Maio 2023
Os desafios de um negócio devem ser superados diariamente. Em determinado momento, você perceberá que precisa atrair novos clientes para o restaurante, além de ter estratégias para manter os antigos.
Sabendo disso, preparamos um material com dicas de como conseguir mais frequentadores. Entenda a importância de atrair pessoas para o seu negócio e veja como isso pode ser feito na prática.
Por que atrair novos clientes é importante?
Em vez de contar com a garantia de lealdade e fidelidade de seus clientes, pense nisso como algo a ser conquistado continuamente. Atualmente, as opções são muitas e o acesso às informações fazem com que a concorrência esteja sempre em seu encalço.
Atrair novos visitantes é fundamental para manter seu restaurante ativo nessa “competição” de mercado. Quanto mais pessoas novas chegando, mais chances de elas permanecerem e trazerem convidados.
Portanto, atrair novos consumidores é importante para que você esteja sempre bem-visto no mercado e aumentando continuamente o número de consumidores assíduos em seu estabelecimento.
Como conseguir mais clientes para seu restaurante
Existem diversas estratégias que podem ajudá-lo a conquistar pessoas e fidelizar os antigos frequentadores. A seguir, vamos apresentar algumas dicas práticas e eficientes para ajudá-lo a impulsionar o seu negócio.
Realize promoções
Essa é uma forma tradicional de atrair novos clientes para o seu restaurante. As pessoas se sentem envolvidas e influenciadas quando lhe são oferecidas refeições a preço baixo. É um dos critérios que as levam a optar por conhecer um novo lugar.
Algumas das promoções mais vistas e de bons resultados são:
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Ofertas para amigos – Descontos para convidados faz com que pessoas levem seus amigos e familiares para conhecer novos lugares.
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Combos – Oferecer combo de lanche completo ou refeição com refrigerante vende muito mais que itens separados.
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Descontos de boas-vindas– Essa é uma promoção para novos estabelecimentos que vale muito a pena oferecer.
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Programas de fidelidade – Garantir uma refeição grátis depois de três compras na mesma semana pode ser uma excelente forma de atrair e fidelizar clientes.
Permitir pedidos online
Atualmente, manter um espaço físico sem possibilidade de delivery pode ser inviável, pois muitas pessoas preferem comer em casa durante os dias úteis ou aos finais de semana. Ainda que sua comida seja excepcional, nesse caso, a entrega será o primeiro critério de escolha e você perderá para a concorrência.
Além disso, o serviço de delivery permite oferecer maior variedade e possibilidade de personalização dos pedidos. Algumas plataformas de entrega de comidas dão descontos ou se encarregam de pagar os entregadores, diminuindo os custos para você e o valor para o cliente.
Aproveite as mídias sociais
Esse é o instrumento usado atualmente por milhares de estabelecimentos para divulgar seus produtos e serviços. E não é por acaso. Sempre que somos convidados a visitar um lugar, usamos como critérios decisivos a aparência do ambiente, a apresentação do prato e o tipo de público que o frequenta.
Ou seja, queremos saber o conceito geral do local. Para isso, consultamos algumas de suas redes sociais. Quando a divulgação é fraca, ficamos receosos e podemos optar por lugares que já frequentamos habitualmente.
Ofereça wi-fi grátis
Na era digital, oferecer wi-fi garante a permanência das pessoas no local, além de incentivá-las a divulgá-lo em suas redes sociais, por meio de fotos com os amigos.
Alguns dos benefícios de oferecer rede de internet gratuita para os frequentadores do seu restaurante incluem:
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atração de grupos de amigos;
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aumento das vendas;
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variedade de meios de pagamento online;
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permanência do público consumindo por mais tempo;
Ofereça incentivos de e-mail marketing
Crie maior proximidade com seu público através do e-mail. Envie promoções, dicas, cupons e exclusividades para os inscritos. Esse relacionamento, além de fidelizar, mantém seus clientes mais próximos do conceito da sua marca.
Algumas dicas para se destacar e usar o marketing por e-mail para restaurantes da maneira correta são:
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fornecer uma isca digital, como e-books, newsletters e brindes;
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mandar fotos do lugar com frequentadores, receitas e novidades;
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escrever um título atraente e chame seu cliente pelo nome;
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deixar seus contatos e redes em todos os e-mails.
Peça feedback do cliente
Todas as avaliações deixadas no Google são importantes. Sempre que possível, incentive o frequentador a deixar seu comentário. Ofereça alguma exclusividade para os bons avaliadores, como descontos no aniversário ou uma bebida grátis.
Para facilitar a avaliação, imprima um QR Code que, quando lido, leva direto para o local onde ele a fará. Deixe-o em um local de fácil acesso, como no cardápio, na porta ou no caixa.
Patrocine eventos locais
A ideia é sempre ir aonde seu público está. Por exemplo, restaurantes veganos podem patrocinar feiras de adoção de animais e restaurantes de comidas naturais, corridas e maratonas da cidade.
Faça parcerias com influenciadores
Influenciadores têm, cada vez mais, força de persuasão. Feche negócios com blogueiros da cidade e da região para lhe divulgarem. Existem maneiras de fazer isso de forma mais eficaz, como:
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criar um Instagram profissional para o negócio;
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escolher um influenciador que representa melhor seu conceito;
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combinar com o blogueiro para mostrar bastidores ou receitas exclusivas;
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permitir que o profissional use sua criatividade na divulgação, pois ele sabe falar com o público.
Concentre-se na divulgação local
Sua divulgação deve ter como foco principal a cidade e a região atendidas. Por isso, criar um site voltado para o público local é o mais indicado. Aqui estão algumas dicas para expandir seu restaurante usando a divulgação local:
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crie um site de restaurante e torne-o útil para seus clientes, usando as palavras-chave que serão mais buscadas, como restaurantes na minha cidade;
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use o Google Places, uma lista de empresas do Google para pesquisa local;
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otimize seu site para funcionar bem em smartphones e tablets;
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crie um site fácil de navegar e divulgue seu link na rede social;
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mantenha seu número de contato atualizado e um ícone para sua rede social.
Aplicando essas dicas você irá atrair mais clientes para seu restaurante, aumentando a freguesia e, consequentemente, os lucros do seu negócio. Coloque-as em prática e compartilhe nosso conteúdo.