Treinamento sommelier
A indústria de bebidas no Brasil é um segmento de bastante importância para a economia, movimentando uma quantidade considerável de dinheiro e gerando oportunidades e empregos para profissionais que atuam em diferentes setores da área. Para aqueles que desejam se aprofundar e entrar no ramo, sem dúvidas a hora é agora: há um bom número de especializações disponíveis.
Um dos cargos mais importantes e competitivos dessa indústria é o do sommelier, o profissional especialista em vinhos (e que na verdade pode também trabalhar com outros tipos de bebida). O sommelier atuará para vinícolas, importadoras de bebida, hotéis, restaurantes, bares, supermercados, companhias marítimas, escolas de vinhos e destilados, entre outros.
Portanto, quando falamos de treinamento de sommelier, não estamos comentando sobre a formação de enófilos (apenas degustadores que amam a bebida sem compromisso, ou seja, sem ser a qualificação na área). Ao falarmos de treinamento de sommelier, referimos a conhecedores profundos da arte e da indústria do vinho, que estudam tanto os esquemas de fabricação e distribuição dos vinhos quanto os métodos para servi-los e harmonizá-los com o prato escolhido pelo cliente.
A degustação também é parte do trabalho do sommelier, mas mais importante do que isso é a gama a ser dominada de aspectos industriais, artísticos e mesmo socioculturais das bebidas. Ou seja, um treinamento de sommelier capacitará os trainees a ocuparem posições de destaque nas diferentes instituições que precisam do profissional especializado.