Dentre as coqueteleiras em inox destacam-se os modelos tradicional e Boston. O modelo padrão é composto por três partes, o recipiente, o filtro, também chamado de coador, e a tampa, que tem dupla função, pois também serve como medidor, o que representa uma grande vantagem desse modelo, assim como a questão de o filtro fazer parte do utensílio.
Podemos considerar como maior desvantagem deste modelo a questão da falta de opção em repor partes em caso de estarem danificadas, se quebrar qualquer parte, ela fica inutilizada, sendo necessária comprar uma nova. Outras desvantagens são que se comparada ao modelo Boston, ela tem uma capacidade menor em volume dos líquidos, por esse motivo, proporciona menor impacto na quebra do gelo no shaker e não é muito prática de ser lavada.
O segundo tipo de coqueteleira mais utilizada é a Boston, que também é produzida em inox, mas possui apenas duas partes, podendo ser ambas em inox ou uma parte em vidro, o maior copo é o que é chamado de Boston e o menor de mini tin. No preparo do coquetel, uma parte se encaixa na outra. Em algumas variações desta coqueteleira, ela é revestida em borracha, o que facilita o movimento de misturar os ingredientes (shaker).
Esse modelo apresenta como principal qualidade ser possível repor as partes individualmente, é uma coqueteleira para bartender preço mais econômica, pois você não precisa comprar uma nova completa em caso de alguma parte quebrar ou se perder. O copo suporta uma quantidade maior de líquido, potencializando assim a capacidade de quebrar o gelo durante o shaker. A lavagem e manuseio dela também são mais fáceis que o modelo tradicional.
Como desvantagem, podemos apontar a falta de um filtro embutido, portanto, você vai necessitar coar o coquetel durante a finalização, se o drink demanda não ter pedaços muito grandes de fruta. Falamos dos modelos mais utilizados, mas no mercado existem outras variedades de coqueteleira para bartender preço que podem variar bastante.