Acompanhe o BaresSP  

X ex-twitter instagram Facebook
busca
Buscar
Busca avançada >>
FECHAR BUSCA X
Sanduíche Bauru agora vai ser Certificado pela cidade de origem

Sanduíche Bauru agora vai ser Certificado pela cidade de origem

Sanduíche Bauru agora vai ser Certificado pela cidade de origem

Compartilhe
Facebook Whatsapp X ex-Twitter
Por |
Você sabia que o Sanduíche Bauru leva esse nome por que foi criado por um estudante de direito bauruense, na época em que freqüentava assiduamente o famoso bar paulista, Ponto Chic? Por um desses fenômenos mágicos causados pelo efeito “boca a boca”, a receita do lanche se tornou famosa misteriosamente, disseminada.

O “Bauru”, criado em 1934 por Casemiro Pinto Neto se tornou um atrativo turístico que divulgou o nome da cidade por todo o país e pelos quatro cantos da terra, figurando em cardápios das mais diversas línguas, além de ser mundialmente apreciado. E é por isso que todos os turistas que vêm a Bauru, logo querem degustar o sanduíche, em sua terra de origem.

Mas, com a surpreendente popularização do saboroso sanduíche, a receita original ganhou várias outras versões, introduzindo diferentes ingredientes que não fazem parte do Bauru criado pelo Casemiro. No país todo, podem ser encontradas até 9 formas diferentes de fazer o lanche, sendo que algumas incluem: presunto, ovo frito, alface, pães e queijos diferentes e até mesmo, bife frito.

Agora, a cidade de Bauru quer valorizar e resguardar o lanche que leva o seu nome, tornando a receita “certificada”, para resgatar o modo de preparo e os ingredientes básicos da receita original.

Para tanto, foi promulgada uma Lei Municipal (Lei 4314/98 de 24 de junho de 1998) que autoriza o poder executivo da cidade a tomar todas as medidas necessárias para o Registro do Sanduíche Bauru.
Nessa lei municipal, a receita do Sanduíche Bauru Tradicional foi descrita e protegida, descrevendo-se desde os ingredientes originalmente utilizados, até o modo de se preparar o lanche.

Com base em tudo isso e pensando em preservar essa tradição e transformar o lanche em um patrimônio histórico da cidade, é que o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo da cidade de Bauru – criou um programa de certificação para os estabelecimentos que produzem o Bauru de acordo com a receita original e tradicional.
Este programa de certificação para o Sanduíche Bauru está sendo lançado para a imprensa no dia de hoje, 23/07, em coletiva organizada pelo COMTUR, na cidade de Bauru.

Daqui para frente, será feita uma campanha nacional para que todos os bares, restaurantes e lanchonetes do país sejam convidados a manter a “tradicionalidade” do sanduíche criado, recebendo, inclusive, um “Selo de Certificação” que os identificará como pontos de venda do “Tradicional Sanduíche Bauru”.

O restaurante ou a lanchonete que aderir ao programa receberá a visita de uma comissão técnica de bauruenses que avaliarão, com uma perfeita auditoria, a maneira como é produzido o sanduíche. Após a análise e aprovação, a certificação será publicada em Diário Oficial e a empresa receberá o selo “Bauru Tradicional: estabelecimento certificado”. Essa certificação terá validade de dois anos, quando será reavaliada pelo conselho.

Mas a criação do selo foi apenas um primeiro passo para um projeto ainda mais ambicioso. Os pesquisadores Cynthia Regina B. Ferreira e Paulo Sérgio Folcato, do Museu Histórico Municipal, entraram com um pedido de registro junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) a fim de reconhecer o “Bauru” como um Patrimônio Cultural.

 

Será a primeira vez que uma comida típica será reconhecida como Patrimônio Cultural no Brasil.

Para a elaboração do Sanduíche Bauru Tradicional, concluímos que os ingredientes utilizados são:

. pão francês (sem miolo)
. queijo derretido em banho-maria
. tomate em rodelas
. rosbife
. pepino em conserva (opcional)
BaresSP publicidade 980x90 bares

NOTÍCIAS BARESSP

Últimas Notícias de Bares e Restaurantes