Sanduíche Bauru agora vai ser Certificado pela cidade de origem
Sanduíche Bauru agora vai ser Certificado pela cidade de origem
Por Luciana Gonçalves | 24 de Julho 2007
O “Bauru”, criado em 1934 por Casemiro Pinto Neto se tornou um atrativo turístico que divulgou o nome da cidade por todo o país e pelos quatro cantos da terra, figurando em cardápios das mais diversas línguas, além de ser mundialmente apreciado. E é por isso que todos os turistas que vêm a Bauru, logo querem degustar o sanduíche, em sua terra de origem.
Mas, com a surpreendente popularização do saboroso sanduíche, a receita original ganhou várias outras versões, introduzindo diferentes ingredientes que não fazem parte do Bauru criado pelo Casemiro. No país todo, podem ser encontradas até 9 formas diferentes de fazer o lanche, sendo que algumas incluem: presunto, ovo frito, alface, pães e queijos diferentes e até mesmo, bife frito.
Agora, a cidade de Bauru quer valorizar e resguardar o lanche que leva o seu nome, tornando a receita “certificada”, para resgatar o modo de preparo e os ingredientes básicos da receita original.
Para tanto, foi promulgada uma Lei Municipal (Lei 4314/98 de 24 de junho de 1998) que autoriza o poder executivo da cidade a tomar todas as medidas necessárias para o Registro do Sanduíche Bauru.
Nessa lei municipal, a receita do Sanduíche Bauru Tradicional foi descrita e protegida, descrevendo-se desde os ingredientes originalmente utilizados, até o modo de se preparar o lanche.
Com base em tudo isso e pensando em preservar essa tradição e transformar o lanche em um patrimônio histórico da cidade, é que o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo da cidade de Bauru – criou um programa de certificação para os estabelecimentos que produzem o Bauru de acordo com a receita original e tradicional.
Este programa de certificação para o Sanduíche Bauru está sendo lançado para a imprensa no dia de hoje, 23/07, em coletiva organizada pelo COMTUR, na cidade de Bauru.
Daqui para frente, será feita uma campanha nacional para que todos os bares, restaurantes e lanchonetes do país sejam convidados a manter a “tradicionalidade” do sanduíche criado, recebendo, inclusive, um “Selo de Certificação” que os identificará como pontos de venda do “Tradicional Sanduíche Bauru”.
O restaurante ou a lanchonete que aderir ao programa receberá a visita de uma comissão técnica de bauruenses que avaliarão, com uma perfeita auditoria, a maneira como é produzido o sanduíche. Após a análise e aprovação, a certificação será publicada em Diário Oficial e a empresa receberá o selo “Bauru Tradicional: estabelecimento certificado”. Essa certificação terá validade de dois anos, quando será reavaliada pelo conselho.
Mas a criação do selo foi apenas um primeiro passo para um projeto ainda mais ambicioso. Os pesquisadores Cynthia Regina B. Ferreira e Paulo Sérgio Folcato, do Museu Histórico Municipal, entraram com um pedido de registro junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) a fim de reconhecer o “Bauru” como um Patrimônio Cultural.Será a primeira vez que uma comida típica será reconhecida como Patrimônio Cultural no Brasil.
Para a elaboração do Sanduíche Bauru Tradicional, concluímos que os ingredientes utilizados são:
. pão francês (sem miolo)
. queijo derretido em banho-maria
. tomate em rodelas
. rosbife
. pepino em conserva (opcional)