Burning Man chega ao Brasil com a primeira edição no Rio Grande no Norte Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-nogueira-jna24.jpg

    Burning Man chega ao Brasil com a primeira edição no Rio Grande no Norte

    Tropical Burn acontece nos dias 20 a 24 de junho

    Por Michelly Lelis | 23 de Janeiro 2019


    Este ano, o Brasil irá receber pela primeira vez um pouco da experiência do Burning Man. Com o nome Tropical Burn, nos dias 20 a 24 de junho, o evento acontece em algum lugar do Rio Grande do Norte, o primeiro a se realizar na praia em um ambiente Tropical, que tem como propósito disseminar em bases locais os seus 10 princípios. O evento chegou ao território brasileiro, devido ao grande número notável nas últimas edições no Burning Man realizado em outros países.
     
    Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, o Burning Man não poderia ser chamado como um festival. O evento reúne diversos participantes para criar uma comunidade e ter um novo experimento social, totalmente diferente do qual estão acostumados. As “regras do jogo” são diferentes do convívio social no qual chamamos de “normal”. O dinheiro, empresas, países, constituições são todas inventadas. E nesse experimento contracultura, se permite questionar: e se não existisse o dinheiro? E se o que é lindo é efêmero? E se existisse abundância de recursos? O Burning Man permite olhar a realidade de outra perspectiva.
     
    A primeira edição do Burning Man aconteceu em 1990 no deserto de Black Rock em Nevada. E com a proposta totalmente diferente, o evento não parou de crescer, acontece anualmente e recebe em torno de 70 mil pessoas entre agosto e setembro, nos Estados Unidos. Ao contrário que muito pensam o Burning não tem espectador e sim participantes durante todo o tempo, que criam uma cidade temporária de arte, acampamentos temáticos, fantasias, música e performance. Dependendo um do outro e cada um de si mesmo. 
     
     

    Os 10 princípios:

     
    1) Auto Expressão: Liberdade para ser você mesmo
    A auto expressão surge dos dons únicos de cada indivíduo e ninguém mais além do indivíduo ou do grupo ao seu redor, pode determinar o seu conteúdo. E se isso é oferecido como um presente para os outros, no qual quem oferece, deve respeitar os direitos e liberdade de quem recebe. 
     
    2) Autossuficiência: você é responsável por você mesmo, mentalmente e fisicamente
     
    3) De comoditização: esqueça-se do dinheiro, não tem nada para comprar
    O evento não procura criar ambientes sociais que não mediados por patrocínios, transações ou publicidades. Tem o propósito apenas de substituir o consumo por experiências participativas.
     
    4) Não deixe rastros: de pó ao pó, deixe apenas pegadas
    A comunidade vê respeitar o meio ambiente, não deixando nenhum vestígio físico das atividades realizadas. Por onde quer que o participante passe, deve deixar o local limpo, sempre que possível, em melhor estado do que quando foi encontrado.
     
    5) Participação: se envolva. Burning Man é o que fazemos
    Acreditam que a transformação no indivíduo e/ou na sociedade, pode ocorrer apenas por intermédio de uma profundamente participação pessoal, no qual todos são convidados para participar. É feito o mundo real por meio de ações que abrem o coração. 
     
    6) Inclusão radical: todos são bem vindos
     
    7) Presentear: oferecemos o nosso tempo e esforço livremente
    Tropical Burn estimula os atos de presentear. Oferecer um presente não contempla um retorno ou uma troca de valor. 
     
    8) Cooperação: juntos somos mais fortes
    O esforço coletivo ajuda a produzir, promover e proteger as redes sociais, espaços públicos, obras de arte, e métodos de comunicação que apoiam tais interações.
     
    9) Comunidade: uma família de indivíduos, nós cuidamos uns dos outros
    Os membros da comunidade que organizam eventos devem assumir a responsabilidade de bem-estar público e se esforçar para comunicar responsabilidades cívicas para os participantes. 
     
    10) Imediatismo: faça o agora valer / esteja aqui agora
    Nenhuma ideia pode substituir esta experiência. 
     
     
     

    Como participar:

    O evento Tropical Burn possui três formas de participação, no qual para todos, o ingresso é obrigatório.
     
    - Arte: Se você é artista, o evento é perfeito para expor suas ideias. O participante que escolher este tipo de ingresso deve escolher um projeto de arte para apoiar.
     
    - Camp: Com respeito em primeiro lugar, o acampamento recebe todos, sem restrições, para gerar diversas experiências sensoriais. Todos os participantes deverão fazer parte de algum camp. Crie o seu grupo e aplique sua ideia ou encontre uma vaga em algum camp que combine com você.
     
    - Voluntário: Todos são voluntários no desenvolver da experiência. 
     
    Para obter mais informações, é preciso realizar o cadastro através do site tropicalburn.
     
     

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo