
Informação do Evento
Datas do evento
Não informado
Marcar no Google Agenda23º Festival da Alcachofra movimenta Santo Antônio do Pinhal
A chegada da Primavera marca também o início de um dos festivais gastronômicos mais aguardados da Serra da Mantiqueira. A partir de 22 de setembro, o restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal/SP, dá início à 23ª edição do Festival da Alcachofra, que segue até 2 de novembro, reunindo mais de 15 receitas criadas pela chef Anouk Migotto.
Este ano, a grande novidade é o lançamento do prato “Cleópatra – Deusa da Alcachofra”, que integra o projeto Prato da Boa Lembrança, iniciativa que reúne restaurantes renomados de todo o país. A receita traz massa fresca com cogumelos servida dentro da flor e, como manda a tradição do projeto, é acompanhada de um prato pintado à mão que o cliente pode levar para casa.
O cardápio do festival reúne opções variadas: entradas como alcachofras recheadas com truta, queijo boursin de cabra ou cogumelos; pratos principais como fettuccine com mix de cogumelos, nhoque de batata roxa, risotto negro com cogumelos, além de truta, medalhão, prime rib suíno e carré de cordeiro. Para acompanhar, a sugestão é harmonizar com vinhos chardonnay, rosé ou cervejas artesanais.
As sobremesas também ganham destaque: o petit gateau de limão siciliano com calda de flores e a pavlova com coulis de frutas vermelhas prometem adoçar a experiência gastronômica.
Todas as receitas utilizam alcachofras frescas cultivadas na própria Serra da Mantiqueira, valorizando produtores locais. “A alcachofra é a representante da gastronomia da Primavera: fresca, suave e bela. Venham conferir!”, convida a chef Anouk Migotto.
Serviço:
Período: de 22 de setembro a 2 de novembro de 2025
Local: Restaurante Donna Pinha – Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 647, Centro – Santo Antônio do Pinhal/SP
Horário: Almoço todos os dias, das 11h às 17h; jantar sexta e sábado até 23h; domingo até 18h
Informações e reservas: (12) 3666-2669 | @donnapinha
Editado por Ana Carolina Correia de Santana às 24/09/2025











































