O que é garçom?
A profissão garçom exige muito mais que anotar e entregar pedidos. O garçom pode influenciar, através de seu atendimento, desde a venda dos pratos e acompanhamentos, bebidas e sobremesas, até a fidelização do cliente. Além disso, a agilidade entre o fechamento e a abertura de contas, é imprescindível para a rotatividade saudável de clientes, garantindo o bom faturamento.
Como ser garçom?
O garçom deve ter boa apresentação pessoal e disposição física, ser responsável, ágil, dinâmico, organizado e detalhista, ter trato para situações sociais, boa dicção e excelente memória, saber trabalhar sob pressão e receber sugestões e críticas.
Por que fazer o curso de garçom?
A profissão garçom é uma das mais procuradas, visto que o mercado raramente se encontra saturado para esse tipo de serviço, levando em conta que sempre existem variados tipos de eventos (como festas de aniversário, casamentos, formaturas, festas empresariais, shows) que necessitam de um profissional que atue na área de alimentos e bebidas, servindo e ajudando no que for necessário.
Quanto ganha um garçom?
O salário do garçom é em média 1.200,00 reais, desconsiderando as gorjetas que podem render até o triplo do ganho mensal do profissional. Já o pagamento de um garçom freelancer é em média R$ 120,00 por dia de evento.
Como ser um garçom qualificado?
→ Conhecimento alimentos e bebidas em geral
→ Boa apresentação pessoal (cabelos, barba e unhas limpos e aparados; não usar esmalte; roupas limpas, bem passadas e que combinem com o ambiente)
→ Boa disposição física
→ Responsável
→ Organizado
→ Atento a detalhes e com boa memória
→ Agradável no trato com colegas
→ Gostar de lidar com o público
→ Boa dicção
→ Desejável conhecimento em inglês ou outras línguas (importante no atendimento a estrangeiros, para carreira no exterior ou em cruzeiros)
→ Ágil
→ Dinâmico
→ Saber trabalhar sob pressão
→ Capacidade de ouvir sugestões e críticas
→ Vontade de aprender sempre mais.