Barman ou Bartender - Como contratar
Contratar um Barman ou Bartender? Ué … não é a mesma coisa? Não!!! Muitas pessoas acham que sim, mas são profissões distintas.
Traduzindo ao pé da letra, Barman significa “homem do bar”. Ou seja, o Barman é aquele cara que fica no bar servindo coquetéis, puxando papo com os clientes, elaborando drinks criativos e chamativos com muito charme e simpatia.
Este profissional, geralmente, é formado no curso de coqueteleira e trabalha no estilo europeu: de terno e gravata ou apenas gravata. São comuns em hotéis, por exemplo.
Já os Bartenders são, em geral, mais jovens e trabalham em festas e eventos, servindo as bebidas. Aqui temos dois estilos:
- O Bartender clássico
- O Bartender Free Style ou Estilo Livre
Sabe aquele cara que cria os drinks girando garrafas, usando fogo e outros apetrechos? Este são os Bartenders Free Style.
Contratar um Barman ou Bartender… qual o perfil do profissional?
A escolha por um Bartender ou Barman freelancer vai depender do perfil do evento ou restaurante. Se for algo mais formal, para um público mais velho, o Barman pode ser a melhor escolha.
Para algo onde é preciso entreter as pessoas, o Free Style é a melhor escolha, principalmente, em eventos.
Mas como contratar bartender ou barman? As dúvidas existem e podemos te ajudar. Já falamos do perfil do evento, ou bar, ou restaurante. Agora, é preciso analisar o perfil do Bartender ou Barman freelancer.
O bar é um dos principais chamarizes de uma festa. Seja casamento, eventos corporativos ou aniversários. Além da apresentação do bar, a qualidade dos drinks é fundamental.
Um Bartender ou Barman freelancer ou um Bartender ou Barman para eventos
tem que estar por dentro das tendências da área, utilizando as melhores bebidas e acessórios.
Outros pontos importantes a serem considerados na hora de contratar um Bartender ou Barman:
- Quantidade e qualidade de drinks personalizados
- Tipo de malabarismos (no caso do Bartender Free Style)
- Qualidade do atendimento (simpatia)
- Apresentação
Dicas importantes!
Busque recomendações, faça uma degustação e avalie o trabalho como um todo. Da apresentação ao malabarismo, tudo conta. A escolha pode ser feita até por aplicativo ou pelos métodos tradicionais. Pesquise, entreviste, avalie e bons drinks!

