Curiosidades

O que é barista?
No Brasil, o termo Barista é utilizado para o especialista em café, profissional que entende desde o cultivo até a extração do espresso perfeito, passando pelo processo de beneficiamento, torrefação e moagem. O Profissional Barista tem como principal função preparar e servir café, assim como também criar novas receitas, desenvolvendo cardápios com variados tipos de café (expresso, comum, especiais) até coquetéis com café (licores, bebidas alcoólicas).

Por que faze o curso barista?
A tendência da profissão de barista é crescer cada vez mais, já que o consumo de café tem crescido entre 15 e 20% a cada ano, especialmente no Brasil. A cafeteria virou um dos principais negócios em Alimentação Fora do Lar e o café vem crescendo muito dentro da área de eventos sociais e corporativos com o famoso Bar de Café, uma tendência mundial.

Quanto ganha um barista?
A profissão Barista ainda não é tão conhecida e difundida no Brasil, como no exterior, mas vem ganhando cada vez mais espaço através das redes de cafeterias, cafés, casas de chá, restaurantes e até mesmo bares que oferecem drinks de café. O Salário de um barista é em média R$ 2.400,00, , já o pagamento de um freelancer barista é em média R$ 180,00 por dia de evento, podendo ser ainda maior no caso de barista latte art. Embora não tão comum, alguns Baristas atuam também nas indústrias, na produção e processamento dos grãos.

Como ser um barista qualificado?
→ Conhecimento das características de cada tipo de café
→ Criativo
→ Boa apresentação pessoal (cabelos, barba e unhas limpos e aparados; não usar esmalte; roupas limpas, bem passadas e que combinem com o ambiente)
→ Boa disposição física
→ Responsável
→ Organizado
→ Atento a detalhes e com boa memória
→ Agradável no trato com colegas
→ Gostar de lidar com o público
→ Boa dicção
→ Desejável conhecimento em inglês ou outras línguas (importante no atendimento a estrangeiros, para carreira no exterior ou em cruzeiros)
→ Ágil, dinâmico e saber trabalhar sob pressão
→ Capacidade de ouvir sugestões e críticas
→ Vontade de aprender sempre mais.